Ministério da Saúde divulga regras para vacinação de crianças; Veja!

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 começará por faixa etária decrescente e com prioridade para quem possui comorbidade ou deficiências permanentes.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos | EPA/Ansa Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 começará este mês, por faixa etária decrescente e com prioridade para quem possui comorbidade ou deficiências permanentes. A informação foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na tarde desta quarta-feira (5), durante entrevista coletiva.

A pasta informou que o Brasil deve receber 3,7 milhões de doses de vacina pediátrica da Pfizer contra Covid-19 até fim de janeiro, que serão aplicadas nesse público-alvo, por ser a única permitida para a faixa etária. A estimativa do Ministério da Saúde é de que 20 milhões de crianças recebam a imunização.

Prescrição médica

Em comunicado, o Ministério informou que a imunização poderá ocorrer sem prescrição médica por escrito se os responsáveis estiverem presentes no ato. Contudo, a recomendação da pasta é que pais ou responsáveis consultem o médico para verificar se não há contraindicação.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia neste mês | FOTO: EPA/Ansa Brasil

O ministério desistiu de exigir a prescrição médica, em um recuo em relação ao que autoridades do governo vinham indicando nos últimos dias. O presidente Jair Bolsonaro chegou a se manifestar publicamente contrário à vacinação das crianças.

Casos de síndrome respiratória aguda grave por Covid-19 em crianças representam 0,34% do total no Brasil

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos representam 0,34% do total registrado no Brasil de março de 2020 a dezembro de 2021. As informações foram apresentadas durante audiência pública sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19 no país, promovida pelo Ministério da Saúde.

Durante a apresentação, Medeiros mostrou que foram 6.324 casos de SRAG na faixa etária de 5 a 11 anos. Ao todo, 1,8 milhão de casos de síndrome respiratória aguda grave foram registrados no país no período. Em relação aos óbitos, o percentual é de 0,05% do total registrado, o que representa 311 óbitos em crianças. Ele destacou que a faixa etária acima de 90 anos é a que mais apresenta casos e mortes de SRAG por Covid-19 no período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES