Ministério Público cobra ampliação dos leitos de UTI Covid-19 no Piauí

A decisão aponta ainda que eles devem permanecer ativos enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia.

tu | frtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, através das 12ª e 29ª promotorias de Justiça de Teresina, que são especializadas na defesa da saúde pública, cobra a ampliação da rede de leitos de UTI para Covid-19 no estado. Com isso, uma Ação Civil Pública foi ingressada pela instalação de leitos para diminuir a sobrecarga no atual quadro de ocupação. A decisão aponta ainda que eles devem permanecer ativos enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia.

O Ministério Público aponta que de agosto de 2020 para hoje, o número de UTIs no Piauí foi reduzido de 335 para 252 leitos, uma queda de, aproximadamente, 25%. A ação requer a retomada de 335 leitos públicos de UTI covid disponíveis, visto o iminente esgotamento da rede de saúde. 

Foto: Divulgação

A medida foi tomada ao se analisar que a diminuição da oferta de leitos intensivos tem reflexo direto na atual ocupação crítica que o estado do Piauí apresenta. Os maiores hospitais públicos do estado, todos sediados em Teresina, apresentam atualmente taxas de ocupação elevadíssimas para leitos de UTI Covid, variando entre 85% e 100%.

Anteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) havia explicado o sobre o fluxo de gestão de leitos em relação à Covid-19. De acordo com a secretaria, nos últimos meses de 2020, com a redução dos casos de Covid-19 (média de 360 por dia) e consequente queda nas internações e óbitos (média de seis por dia), o Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI) aprovou a redução da quantidade de leitos e remanejou o restante para tratamento para outras patologias, com o retorno das cirurgias eletivas. A Sesapi destacou ainda  que vem trabalhando para ampliação da capacidade da rede estadual, especialmente os leitos de cuidado intensivo.

Já na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quinta-feira (04), que está convocando 60 profissionais de saúde para reforçar o quadro no enfrentamento à Covid-19, além dos esforços para mais leitos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES