Ministro Queiroga diz que crianças serão imunizadas com prescrição médica

“Essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, disse Queiroga.

Queiroga diz que crianças serão imunizadas com prescrição médica | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (23), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Ministério da Saúde autorizará a vacinação contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos, mas com prescrição médica e um “termo de consentimento livre esclarecido”.

Leia Mais

“O documento que vai ao ar é um documento que recomenda a vacina da Pfizer. Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, disse Queiroga.

Queiroga diz que crianças serão imunizadas com prescrição médica

O Ministro ressaltou que outros países como Estados Unidos e Alemanha já utilizam o imunizante nesta faixa etária, mas que a “decisão final será dos pais”.

“Nossa recomendação é muito parecida com a da Alemanha”, disse. Segundo explicou Queiroga, o modelo alemão prevê as crianças com comorbidades como grupo piroritário, e as demais necessitando prescrição médica para receber o imunizante.

Queiroga não especificou prazo de início, mas disse que será possível iniciar dentro de um “prazo curto”, assim que aprovado pela Secovid, pois o contrato com a Pfizer “contempla todas as faixas etárias”. “Esse tempo entre a aprovação final, marcada para o dia cinco, e o início da campanha de vacinação é tempo suficiente para que as salas de vacinação se preparem para a aplicação”, colocou.

Ele reafirmou que a campanha de vacinação nos adolescente corre bem, sem casos de efeitos adversos.

Segundo Queiroga, analisando a vacinação de crianças no exterior, não é possível afirmar que houve diminuição no número de óbitos, e que só com maior tempo de pesquisa será possível fazer essa relação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES