Mortes de 2021 já ultrapassam total do ano passado em 22% das cidades

Oito estados do país já contabilizam, de janeiro a março, metade dos óbitos ocorridos em 2020

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A força da epidemia da Covid-19 em 2021 é tamanha que, em 22% dos municípios do Brasil, o número de mortos registrados pela doença já é igual ou maior que o total de 2020, ano em que a epidemia transcorreu por quatro vezes mais tempo. Em 8 das 27 unidades da Federação, o número absoluto de óbitos neste ano já ultrapassou a metade do ano passado.

Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Santa Catarina já registraram este ano pelo menos 50% do total das mortes contabilizadas em todo 2020.

Profissionais de saúde cuidam de pacientes com covid-19 em Porto Alegre - Foto: AFP

O agravamento da epidemia entre um ano e outro se reflete principalmente nas regiões Sul e Norte. No entanto, por todo o país, há cidades que pouco sofreram, mas que, agora, lutam contra um inimigo muito maior.

A Covid-19, além disso, está causando óbitos em locais que haviam sido poupados no ano passado. Um total de 276 municípios (5%) que não tiveram nenhuma morte por Covid-19 em 2020 passaram a registrar óbitos em 2021 (todos pequenos). Restam 268 cidades (5%) que ainda não têm mortes de Covid-19 registradas (todos muito pequenas, só 14 delas com mais de 10 mil habitantes).

Mas a disparidade de força da epidemia em 2021 em relação a 2020 não é exclusividade de vilarejos. Em pelo menos 16 cidades com mais de 100 mil habitantes, a epidemia de Covid-19 no ano de 2021 já é mais mortal que em 2020.

Estão na lista Santa Cruz do Sul (RS), Chapecó (SC), Santarém (PA), Ji-Paraná (RO), Catalão (GO) e Passos (MG). Quatro cidades paulistas entraram para este ranking: Jaú, Araraquara, Marília e Pindamonhangaba.

Manaus é, por enquanto, a única capital e cidade com mais de 1 milhão de habitantes nessa condição.

A observação da mortalidade por município tem limitações no Brasil, porque muitas cidades com menos de 10 mil habitantes apresentam dados sujeitos a ruído. Há vários, por exemplo, em que só foi registrada uma morte em um ano ou no outro. Mesmo assim o número assusta, dado que a comparação é feita entre um período de pouco mais de dois meses em 2021 com outro com o quádruplo da duração (9 meses no ano passado).

Situação deve se agravar

Os especialistas apontam que a grande mobilidade das pessoas em plena pandemia é o principal motivo para o aumento de casos, que geram um colapso nos sistema de saúde e, consequentemente, fazem o número de óbitos aumentar.

— Essa doença já mostrou que não há rede de saúde, seja pública ou privada, no mundo que aguente sua progressão. Se você deixa o surto rolar, é esperado um colapso nos hospitais de qualquer lugar que seja. Vimos isso em Portugal, Alemanha, Itália. A diferença é a velocidade em que isso acontece. Locais com uma rede de saúde mais enfraquecida apresentam um aumento de mortalidade mais cedo — afirma Isaac Schrarstzhaupt, cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid-19.

O pesquisador destaca que, com a mudança de perfil dos infectados pela Covid-19 nessa nova onda (internados são cada vez mais jovens), a pressão nos sistemas de saúde deve ser ainda mais agravada.

— Os jovens acabam ficando mais tempo internados porque eles batalham mais pela vida. Isso faz com que eles ocupem o leito por mais tempo e esgotem o sistema ainda mais cedo.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia está fazendo projeções para entender como a epidemia deve evoluir nos próximos dias e já tem dados para algumas cidades maiores, incluindo Manaus e Curitiba.

Para projetar os números, os pesquisadores usam um método clássico chamado SEIR, que computa os números de pessoas suscetíveis, expostas, infectadas e recuperadas.

Segundo o pesquisador Luiz Duczmal, professor da UFMG, esse é o modelo que foi capaz de prever a entrada de uma segunda onda da Covid-19 em Manaus quando outros cientistas já acreditavam que a cidade tinha um estado avançado de imunidade coletiva.

— Nós sabíamos que essa imunidade de rebanho não fazia sentido, e nós concluímos isso usando um modelo SEIR, que é o “arroz-com-feijão” da epidemiologia — conta Duczmal. — Nós avisamos em agosto que viria a segunda onda, e ela chegou.

Agora Manaus já está com número de óbitos em queda, mas a reabertura recente do comércio e das escola preocupa Duczmal.

— O Brasil nunca teve um grau de isolamento bom depois de julho do ano passado, e em cima disso, agora há volta das aulas presenciais em Manaus e outros municípios — diz. — Houve muito pouco esforço para barrar as comemorações de fim de ano e as aberturas de bares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES