MP expede recomendações sobre vacinação na população de rua e indígenas

O Ministério Público requisita que, no prazo de cinco dias, os órgãos mencionados prestem informações acerca do cumprimento da recomendação

MP expede recomendações sobre vacinação na população de rua e indígenas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 12ª, 29ª e 49ª Promotorias de Justiça de Teresina expediram conjuntamente duas recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 de pessoas em situação de rua e de indígenas de etnia Warao que sejam de alguma forma atendidos pela rede socioassistencial e acolhimento da capital. O documento, assinado pelos promotores de Justiça Eny Marcos Pontes e Myrian Lago, foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí.

A recomendação é destinada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), à Fundação Municipal de Teresina (FMS) e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A Semcaspi é orientada a manter constante contato com a FMS, encaminhando a esta a listagem da população de rua e dos indígenas Warao, que ingressem na rede socioassistencial de atendimento e acolhimento da cidade, sem a imunização ou que estejam com esquema vacinal incompleto. As informações devem ser enviadas à Fundação semanalmente.

O Ministério Público requisita que, no prazo de cinco dias, os órgãos mencionados prestem informações acerca do cumprimento da recomendação - Foto: Divulgação

A FMS é instruída, uma vez de posse da listagem, a ingressar na rede socioassistencial de atendimento e acolhimento para proceder com a operacionalização imediata da vacinação dessas pessoas.

À Sesapi é recomendado que promova a articulação permanente com os gestores municipais de saúde, para operacionalizar a vacinação contra Covid-19 das duas populações, em outras cidades do estado, sempre que receberem informações sobre a existência de demanda para tal imunização. O órgão deve, também, manter reserva técnica permanente de vacinas para o início ou a conclusão do esquema vacinal para esses dois seguimentos.

O Ministério Público requisita que, no prazo de cinco dias, os órgãos mencionados prestem informações acerca do cumprimento da recomendação. A Semcaspi, a FMS e a Sesapi são alertadas de que o descumprimento poderá ensejar a instauração de inquérito civil e/ou ingresso de ação civil pública de obrigação de fazer, com cominação de multa, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES