MP investiga pastor que orientou fiéis a não se vacinarem contra Covid

Três supostas vítimas, de acordo com o MP, estão internadas em estado grave

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou, nesta segunda-feira, uma investigação sobre um líder religioso que teria orientado fiéis a não se vacinarem contra a Covid-19.

Três supostas vítimas, de acordo com o MP, estão internadas em estado grave no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco. A unidade é referência em atendimento para a Covid-19.

Ministério Público Estadual do Acre investiga pastor (Foto: Reprodução)

Informações sobre o líder religioso e suas supostas vítimas circularam em redes sociais no último fim de semana. O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior solicitará a realização de diligências urgentes, de acordo com o MP, para a identificação das três vítimas.

Assim que os nomes forem obtidos, a Promotoria expedirá ofícios à Fundação Hospital Estadual de Acre (Fundhacre) e ao Into requisitando toda a documentação clínica dos pacientes. Uma cópia será encaminhada para a Polícia Civil, requisitando a instauração de inquérito por infração do artigo 268 do Código Penal — infrinfir determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou propagação de  doença contagiosa, com pena de um mês a um ano de prisão, além de pagamento de multa.

"O MPAC considerou a relevância do poder da comunicação e de discursos religiosos, especialmente em razão dos seus efeitos sobre a realidade social e a persuasão do público, notadamente quando advindas de líderes com poder de influência sobre os fiéis, que têm efeitos para gerar danos concretos",  disse o promotor Ocimar Sales Júnior.

O MPAC afirmou que "a liberdade de manifestação na seara das convicções de caráter religioso é protegida constitucionalmente, desde que não atinjam de forma abusiva, quando de seu exercício, outros direitos, princípios e valores que igualmente encontrem suporte legitimador e estejam protegidos pelo ordenamento jurídico brasileiro" .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES