MPPI acompanha organização para vacinação de moradores de rua no Piauí

Ficou definido que o levantamento e a listagem nominal desse grupo devem ser entregues até a data da próxima audiência.

vacinacao | Paula Paiva Paulo/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (20/05), o Ministério Público do Piauí, por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, através da sua representante legal, a promotora de Justiça Myrian Lago, promoveu audiência virtual em continuidade às discussões sobre a  vacinação contra a covid-19 da população em situação de rua.

Em outras audiências, ficou clara a dificuldade para identificar o grupo de pessoas em situação de rua. Como resolução da questão, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará o senso dessa população de maneira precisa e individualizada para identificar os recortes e a interseccionalidade dos grupos.

Além disso, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) informou estar cruzando os dados dos usuários cadastrados com os números do Consultório na Rua (FMS), com o objetivo de identificar o quantitativo desse público. A Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) também comunicou que contatou os municípios do Piauí para organizar a quantidade de pessoas em situação de rua.

Órgãos querem identificar o quantitativo desse público para vacinação  - Paula Paiva Paulo/G1

Como um dos desafios é a falta de dados concretos, ficou definido que o levantamento e a listagem nominal desse grupo devem ser entregues até a data da próxima audiência. Outro encaminhamento é que o Consultório na Rua apresente a lista de idosos e de pessoas com comorbidades para a imunização imediata, já que estes dois grupos fazem parte do público-alvo que está sendo vacinado atualmente.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Myrian Lago, titular da 49ª PJ, e Eny Pontes, titular da 29ª PJ, além de representantes do Centro Pop, da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da SEMCASPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES