Mulher testa positivo para Covid-19, gripe e resfriado ao mesmo tempo em SP

O médico afirmou que o diagnóstico de três vírus em simultâneo não é nada comum, mas lembra que foram detectados muitos casos de “flurona” (nome dado à coinfecção de Covid-19 e Influenza) no estado de São Paulo.

Teste diagnosticou três vírus em uma mesma pessoa | Okan Celik/Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher de 49 anos, moradora da cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, foi infectada pelos vírus causadores da Covid-19 (SarsCov-2), da gripe (Influenza A) e do resfriado comum (adenovírus), ao mesmo tempo. A paciente foi diagnosticada pelo médico Alexandre Naime Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Unesp, que atendeu a mulher no dia 22 de dezembro. 

De acordo com o infectologista, a paciente procurou seu consultório particular com sintomas gripais após dois dias apresentando sintomas como dor de garganta, sensação febril, dores no corpo e cansaço. A detecção foi feita através de um exame conhecido como painel viral, o "padrão ouro na investigação de síndromes gripais", capaz de identificar diferentes tipos de vírus.

Paciente foi diagnosticado com três vírus diferentes ao mesmo tempo \ foto: Okan Celik/Istock Paciente foi diagnosticado com três vírus diferentes ao mesmo tempo \ foto: Okan Celik/Istock 

O médico afirmou que o diagnóstico de três vírus em simultâneo não é nada comum, mas lembra que foram detectados muitos casos de “flurona” (nome dado à coinfecção de Covid-19 e Influenza) no estado de São Paulo

"Nós já tinhamos notícia de casos de coinfecção de influenza com corona, que o pessoal chama de Flurona, mas a gente não tinha visto isso ainda, de três vírus ao mesmo tempo o que é uma surpresa pelo momento que vivemos", disse o infectoogista.

Como isso é possível?

Um dos motivos que pode explicar a tripla infecção, segundo o médico é a de que a paciente participou de cinco eventos com aglomerações entre os dias 14 e 19 de dezembro, entre elas uma competição esportiva e uma confraternização em uma adega com cerca de 25 amigas. Em todos os eventos que ela frequentou, as pessoas não utilizavam máscaras. Ainda segundo o infectologista, a médica já tinha tomado três doses da vacina contra a Covid-19 e disse ter relaxado demais com a atual situação da pandemia.

Com informações do Extra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES