Municípios podem aplicar 3ª dose da vacina a partir desta semana no Piauí

Para vacinar esse público, o Ministério da Saúde encaminhou inicialmente 20 mil doses ao Piauí.

terceira dose | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em agosto, o Ministério da Saúde anunciou uma recomendação para que idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas tomem a terceira dose da vacina contra a covid-19. Segundo a pasta, o reforço deve ser feito preferencialmente com o imunizante da Pfizer. A nota técnica nº 27/2021, da Secretaria Especial de Enfrentamento à Covid, destaca que a medida está sendo tomada porque os idosos e os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes.

Para vacinar esse público, o Ministério da Saúde encaminhou inicialmente 20 mil doses ao Piauí. Por conta da logística dos municípios, uma vez que a vacina da Pfizer deve ser armazenada em baixa temperatura, os imunizantes ficaram guardados na Rede de Frio e serão distribuídos para as regionais de saúde nesta quinta-feira, dia 23.

Secretário de Saúde do Piauí destacou a importância dos idosos comparecerem a terceira dose da vacina - Foto: Ccom

De acordo com o secretário Florentino Neto, a partir dessa remessa, as secretarias municipais podem começar a aplicar a vacina desses grupos específicos. As pessoas em condição de imunossupressão (transplantadas, com HIV, neoplasias, em hemidiálise, etc) deverão tomar o reforço vacinal 28 dias após a data da sua última vacinação, enquanto que os maiores de 70 anos devem aguardar pelo menos seis meses. 

“A decisão considera o reforço vacinal como necessário para uma resposta mais efetiva contra casos graves da doença e óbito”, esclarece o gestor. Segundo ele, é importante que as pessoas incluídas nesse grupo prioritário da terceira dose não percam a oportunidade de se vacinar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES