Neto carrega avó, de 102 anos, para receber reforço da vacina contra Covid

Segundo o servidor público Erick Farias, de 34 anos, a justificativa da gerência do posto foi que “ali não era drive thru”.

idosa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher de 102 anos teve que ser carregada no colo, pelo neto, para receber a dose de reforço da vacina contra Covid-19, na UBS 3 do Recanto das Emas, no Distrito Federal, durante a tarde desta quarta-feira (22). Segundo o servidor público Erick Farias, de 34 anos, a justificativa da gerência do posto foi que "ali não era drive thru" e, por isso, nenhum funcionário estaria autorizado a ir até o carro imunizar a idosa.

Erick contou que a avó, Corina Carvalho de Faria, tomou as duas doses anteriores no mesmo posto, sem problemas. Segundo ele, nesta quarta-feira (22) "não houve o mesmo bom senso".

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF reforçou que a unidade não possui drive thru para vacinação. "Assim, a equipe prontamente ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar da paciente recusou a utilização da cadeira de rodas, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação", aponta a pasta. Erick diz que isso não ocorreu.

Neto afirma que hospital mentiu e não ofereceu cadeira de rodas para a idosa - Foto: Reprodução

"Não é verdade. Em nenhum momento tiveram a sensibilidade de oferecerem cadeira de rodas. Eu tive que pegar minha avó nos braços", diz o neto.

"A opção que me deram foi procurar um drive-thru, sabendo que as unidades de drive-thru são totalmente centralizadas e deveria ser descentralizada para que possam atender todos. Como eu vou me deslocar com uma idosa de 102 anos para um posto em Águas Claras ou no Parque da Cidade? Isso é vergonhoso", disse o servidor público ao se referir a distância entre a região onde mora a família e os locais onde há vacinação dentro do carro.

A Secretaria de Saúde disse ainda que "as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devendo permanecer na temperatura indicada pelo fabricante e não sendo recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local".

Ao final da nota, a pasta aponta que "a Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste pede desculpas pelo ocorrido e reforça que todas as devidas orientações sobre casos específicos de atendimento são repassadas para as equipes de saúde".

Idosa recebeu doses anteriores no carro, no mesmo posto

Erick contesta a versão apresentada pela secretaria. "A questão de dizer que não poderia remanejar as vacinas é bem divergente porque a primeira e a segunda dose ela tomou no carro", diz ele.

O neto tem fotos e vídeos que foram feitos nas aplicações anteriores. "Inclusive, na primeira dose, a própria unidade de saúde tirou foto da minha avó pra fazer propaganda. Em nenhum momento a nota da secretaria é verdadeira", diz o neto de dona Corina Carvalho de Faria. A idosa tem Alzheimer. Segundo a família, após receber o reforço da imunização, ale foi para casa e passa bem.

Idosa recebeu as outras duas doses no carro, sem nenhum problema - Foto: Arquivo Pessoal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES