No Piauí, 178 municípios já vacinaram mais de 60% da população com 3ª dose

Dos 224 municípios piauienses apenas 46 ainda não atingiram a marca de 60% de sua população elegível com a dose de reforço

No Piauí, 178 municípios já vacinaram mais de 60% da população com 3ª dose | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí já conta com 64,86 % da sua população elegível para as vacinas (maiores de 05 anos) com a dose de reforço. Ao todo 178 municípios piauienses já passaram a marca de 60% desse público vacinado com a terceira dose, o que possibilita a não exigibilidade de máscaras em ambientes fechados, segundo decreto do Governo do Estado. 

Dos 224 municípios piauienses apenas 46 ainda não atingiram a marca de 60% de sua população elegível com a dose de reforço, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população dessas cidades sobre a necessidade de tomar a dose complementar, e assim  possibilitar uma imunidade ainda maior contra o coronavírus. 

Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior - Foto: Ascom

“A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes. A vacinação é importante mesmo para quem já teve a doença, pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença, por isso é necessários que a população volte aos postos e tomem sua terceira dose”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

De acordo com o decreto do Governo do Piauí, a condição para liberação do uso de máscaras, em locais fechados, é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Para adentrar aos locais é obrigatória a exigência da comprovação da vacinação. 

Para que os números de vacinados com o reforço possam aumentar no Piauí, o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, chama a população para fazer sua dose terceira dose. “Estudos já demonstram que seis meses após a aplicação da segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Mas, com a dose de reforço, a proteção é restabelecida. Por isso eu chamo a população do Piauí, que ainda não tomou sua terceira dose, que vá aos postos de saúde de seu município, após 04 meses de sua segunda dose, e tomem suas vacinas”, lembra  o gestor. 

No Piauí, a Sesapi já liberou também a imunização com a 4ª dose da vacina para a população acima de 60 anos e profissionais da saúde, que podem receber o imunizante após quatro meses da terceira dose. A quarta dose dos imunizantes também está disponível para os imunossuprimidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES