mais

Nove municípios do Piauí integram estudo sobre Covid-19 no Brasil; Veja!

Ao todo, 5.091 moradores de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Monsenhor Gil, Teresina e União serão contactados para a realização da coleta de sangue.

Nove municípios piauienses farão parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV), realizada pelo Ministério da Saúde para entender a dinâmica da doença no Brasil e adotar medidas de prevenção e controle do coronavírus

Ao todo, 5.091 moradores de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Monsenhor Gil, Teresina e União serão contactados para a realização da coleta de sangue.

De acordo com o órgão federal, as amostras já começaram a ser recolhidas e farão parte da soroteca nacional de Covid-19. O estudo será voltado, principalmente, para a avaliar a prevalência da Covid-19 na população brasileira, em diferentes recortes geográficos. Os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e de letalidade pela doença. 

Após a coleta de sangue, o laboratório irá identificar e transportar as amostras para laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que realizará a análise para SARS-CoV. A pesquisa contará com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios. Após análise laboratorial, o resultado será encaminhado ao usuário e uma parte da amostra coletada será armazenada no Biobanco da Fiocruz. 

Nove municípios do Piauí integram estudo sobre Covid-19 no Brasil; Veja! - Imagem 1

Entenda como a pesquisa é realizada

O Ministério da Saúde já entrou em contato com os cidadãos por SMS/Whatsapp para informar a participação na pesquisa. Os selecionados continuam recebendo ligação para confirmar a participação no estudo e para realizar entrevista e agendamento para coleta de material biológico de todos os moradores da residência que aceitarem participar. 

Nessa nova etapa que começou, profissionais de saúde de laboratório do Grupo Pardini (empresa contratada) realizam a coleta amostra de sangue dos moradores da residência selecionada. Todos os participantes recebem o termo de consentimento livre e esclarecido e os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis para participar do estudo. 

Os selecionados na PrevCOV devem ficar atentos, pois serão contatados até o final de julho para agendamento da coleta. A pasta não solicita código de celular para confirmar informações e nenhum participante terá seus dados divulgados. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail