Novo epicentro da Covid, Índia reduz remessa e oferta de vacina

As infecções novas de coronavírus da Índia atingiram um pico recorde pelo quinto dia nesta segunda-feira (26)

Novo epicentro da Covid, Índia reduz remessa e oferta de vacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As infecções novas de coronavírus da Índia atingiram um pico recorde pelo quinto dia nesta segunda-feira (26), e países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos prometeram enviar auxílio médico urgente para ajudar a enfrentar a crise que sobrecarrega seus hospitais.

Com mais gente doente, o país decidiu não entregar as vacinas prometidas para abril e maio para a Covax, mecanismo global para distribuição equitativa de doses, causando disrupção na África e outros países.

A Covax tem a AstraZeneca como principal fornecedor, representando três quartos das cerca de 40 milhões de doses que distribuiu até este mês. E grande parte das doses desse laboratório sueco-britânico é fabricada na Índia.

India registra alarmante casos de infecções por Covid-19- Foto: Reuters

Segundo o Valor, no caso do Brasil, dois lotes totalizando oito milhões de doses, prometidos pela Covax para ser entregues até maio também vêm da AstraZeneca, mas de outro produtor, a SK Bio, da Coreia do Sul. No entanto, com maior escassez global, não se pode excluir ajustes na redistribuição pelo mecanismo global.

A Covax sempre deixa uma ressalva sobre as entregas, porque não tem controle sobre todas as variáveis no recebimento das vacinas, diz uma fonte. O lote inicial de 4 milhões para dentro de três a cinco semanas foi prometido ao Brasil. “com uma margem de segurança relativa”. O conselho de acionistas da Covax Facility deve se reunir em meados de maio.

índia reduzirá remessa de vacina por conta de super demanda interna- Divulgação: Bharat Biotech

O primeiro-ministro, Narendra Modi, pediu que todos os cidadãos se vacinem e sejam cautelosos, enquanto hospitais e médicos divulgaram avisos urgentes dizendo não estar dando conta da avalanche de pacientes.

O país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem uma cifra oficial de 17,31 milhões de infecções e 195.123 mortes, contadas as 2.812 fatalidades desta madrugada (26/4), mostraram dados do Ministério da Saúde, mas especialistas de saúde dizem que estes números provavelmente são mais altos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES