Número de casos e internações por Covid-19 reduz em Teresina, diz FMS

A taxa de transmissão da Covid-19 em Teresina está abaixo da unidade (1,0) o que projeta redução do número de novos casos no momento

Número de casos e internações por Covid-19 reduz em Teresina, diz FMS | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 9% no período de 30/05 a 05/06, correspondente a 22ª semana epidemiológica, ao serem comparadas com as da semana anterior de 23/05 a 29/05, em Teresina.

No mesmo período, os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades Básicas de Saúde- UBS da capital caíram 14%, os casos confirmados de Covid-19 reduziram 8% e as solicitações do exame RT-PCR caíram em 54% (exame para confirmação da Covid).

Os dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS – Teresina e constam no Painel Situacional da COVID-19 da 22ª semana epidemiológica.

Os dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS - Foto: Ascom

Outro fator que contribuiu para a redução dos casos de internação é a vacinação dos idosos, de grupos de comorbidades e dos profissionais e trabalhadores da saúde, segundo análise do COE Teresina.

O médico virologista e membro do COE, Marcelo Adriano, destaca que é animadora a redução do número de casos confirmados com a facilitação da testagem. “Além disso, a queda na positividade pode indicar alguma baixa na transmissão da doença ou mesmo a ampliação da testagem ao incluir casos pouco sintomáticos ou dos contatos assintomáticos de casos positivos, que são as pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato recente com alguém doente”, comenta.

De acordo com o médico, a taxa de transmissão da Covid-19 em Teresina está abaixo da unidade (1,0) o que projeta redução do número de novos casos no momento. "A vacinação e as medidas de prevenção contra a Covid como o distanciamento social, uso de máscara facial, lavagem das mãos e uso de álcool em gel devem ser mantidos para que Teresina continue reduzindo índices”, reforça Marcelo Adriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES