mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Ocupação de leitos atinge 80% em diversas cidades do Piauí, alerta COE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis.

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), emitiu uma nota de esclarecimento na noite deste sábado (20), alertando sobre a taxa de ocupação de leitos no Estado.

Uma reunião entre os membros do COE-PI realizada na noite de ontem avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, foi recomendado uma maior atenção para o reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde”, diz trecho do comunicado. 

Foto: CCOMFoto: CCOM

O momento é de alerta, por isso é necessário manter os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. “Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel”, aponta o alerta. 

Novo decreto com medidas restritivas 

O novo decreto do Governo do Estado manteve as mesmas restrições do decreto ainda vigente, como proibição de festas, eventos e afins. O horário do comércio ficou estabelecido até às 17h e de 12h às 21h para shoppings. No entanto, algumas mudanças são previstas, como bares e restaurantes que poderão ficar abertos ainda até às 23 horas, mas com a permissão de música e bandas, desde que não haja aglomerações.  O objetivo de barrar o crescimento do número de casos da Covid-19. 

Além disso, depósitos de bebidas poderão ficar abertos somente até às 23 horas. O documento abaixo aponta que esse setor poderia funcionar após esse horário e com vendas exclusivas ao delivery, mas durante a reunião do COE-PI, ficou definido a modificação desse ponto para o citado anteriormente. Lojas de conveniência de postos de gasolina também não poderão mais funcionar depois desse horário. As normas deverão prevalecer do dia 22 ao dia 28 de fevereiro. 

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

O decreto destaca ainda que a permanência de pessoas em espaços públicos abertos e de uso coletivo, como parques e praias, fica condicionada a obediência dos protocolos de medidas das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, especialmente ao uso da máscara.  A fiscalização das medidas ficarão a cargo das vigilâncias, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, onde houver. 

 

 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail