Ocupação de leitos atinge 80% em diversas cidades do Piauí, alerta COE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis.

dfh | dfh
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), emitiu uma nota de esclarecimento na noite deste sábado (20), alertando sobre a taxa de ocupação de leitos no Estado.

Uma reunião entre os membros do COE-PI realizada na noite de ontem avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, foi recomendado uma maior atenção para o reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde”, diz trecho do comunicado. 

Foto: CCOM

O momento é de alerta, por isso é necessário manter os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. “Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel”, aponta o alerta. 

Novo decreto com medidas restritivas 

O novo decreto do Governo do Estado manteve as mesmas restrições do decreto ainda vigente, como proibição de festas, eventos e afins. O horário do comércio ficou estabelecido até às 17h e de 12h às 21h para shoppings. No entanto, algumas mudanças são previstas, como bares e restaurantes que poderão ficar abertos ainda até às 23 horas, mas com a permissão de música e bandas, desde que não haja aglomerações.  O objetivo de barrar o crescimento do número de casos da Covid-19. 

Além disso, depósitos de bebidas poderão ficar abertos somente até às 23 horas. O documento abaixo aponta que esse setor poderia funcionar após esse horário e com vendas exclusivas ao delivery, mas durante a reunião do COE-PI, ficou definido a modificação desse ponto para o citado anteriormente. Lojas de conveniência de postos de gasolina também não poderão mais funcionar depois desse horário. As normas deverão prevalecer do dia 22 ao dia 28 de fevereiro. 

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

O decreto destaca ainda que a permanência de pessoas em espaços públicos abertos e de uso coletivo, como parques e praias, fica condicionada a obediência dos protocolos de medidas das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, especialmente ao uso da máscara.  A fiscalização das medidas ficarão a cargo das vigilâncias, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, onde houver. 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES