OMS nega que novo coronavírus tenha sido criado em laboratório

A organização informou que o patógeno é de origem animal e que 'não sofreu manipulação genética'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A OMS (Organização Mundial da Saúde) negou nesta terça-feira (21) uma das informações falsas mais difundidas nos últimos dias sobre o novo coronavírus, esclarecendo que o patógeno é de origem animal e não provém de um laboratório. As informações são do R7.

"Todas as evidências que temos sugerem que o vírus era de origem animal e não sofreu manipulação genética", disse hoje a porta-voz da OMS, Fadela Chaib.

"Muitos pesquisadores conseguiram analisar as características genéticas do vírus e não encontraram indicações que sustentem a ideia de que o vírus foi construído em laboratório", disse à Agência Efe.

"Estamos lutando não apenas contra a pandemia todos os dias, mas também contra a infodemia", disse a porta-voz, que é uma das responsáveis pela comunicação da OMS em sua sede mundial, em Genebra.

Ela se referia as muitas informações falsas que circularam sobre o coronavírus desde o início da crise sanitária.

Mais uma vez, a OMS esclareceu que o reservatório natural do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, era constituído por morcegos e que a partir daí chegou a uma espécie "intermediária", da qual saltou para o homem.

Tem sido discutido insistentemente que esta espécie era o pangolim, um mamífero fortemente traficado, mas os cientistas ainda não concluíram as investigações a esse respeito, portanto não há resposta conclusiva.

"Existem muitos especialistas trabalhando na origem do vírus, ainda não sabemos a fonte inicial, mas tudo aponta para sua origem animal e que não foi manipulada nem construída em laboratório ou em qualquer outro lugar. Essa é a posição da OMS como uma organização baseada na ciência", insistiu Chaib.

As primeiras insinuações de que o SARS-CoV-2 surgiu no laboratório do Instituto de Virologia, na cidade chinesa de Wuhan, onde foi registrado o primeiro surto do novo coronavírus, vieram do governo dos Estados Unidos, que anunciou uma investigação sobre como o vírus se espalhou para o resto do mundo.

Esta informação foi reproduzida por vários meios de comunicação e redes sociais.

Desde o início da pandemia, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse várias vezes sobre a necessidade de combater a desinformação, tarefa em que as autoridades nacionais têm um papel essencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES