Para frear escalada da Covid, Covas vai antecipar 5 feriados em SP

Medida começa a valer na próxima segunda (22) e é tentativa de evitar o colapso no sistema de saúde

A Prefeitura de São Paulo vai adiantar os próximos cinco feriados- Foto: Estadão Conteúdo | A Prefeitura de São Paulo vai adiantar os próximos cinco feriados- Foto: Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de 5 feriados municipais e mudança no horário do rodízio para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade. O funcionamento do rodízio, que será feito das 20h às 5h, entra em vigor na próxima segunda (22).

Com a antecipação dos feriados, não haverá dia útil na cidade entre 26 de março e 4 de abril. Veja abaixo como fica o calendário:

-26/03 - sexta-feira - feriado municipal

-27/03 - sábado

-28/03 - domingo

-29/03 - segunda-feira - feriado municipal

-30/03 - terça-feira - feriado municipal

-31/03 - quarta-feira - feriado municipal

-1°/04 - quinta-feira - feriado municipal

-2/04 - sexta-feira - feriado nacional (Paixão de Cristo)

-3/04 - sábado

-4/04 - domingo

A medida visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira setores da indústria e empresas que ainda seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o estado desde a última segunda-feira (15).

"Vamos antecipar os dois feriados municipais que temos esse ano e os três municipais que temos em 2022 para que a gente possa reduzir a circulação de pessoas. Esses cinco feriados serão antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 e dia 1°, juntando, inclusive, com o feriado nacional, que nós temos na sexta-feira (2)", afirmou Covas.

"Portanto, nós teremos um prazo que vai de sexta-feira, dia 26, até dia 4 de abril, domingo, sem dia útil, para poder exatamente forçar a cidade a parar", completou o prefeito.

Prefeito Bruno Covas

Isolamento social

Não é a primeira vez que a gestão de Covas decide antecipar feriados como estratégia para frear a contaminação pelo coronavírus.

"O município vai repetir uma medida que deu certo no ano passado que é a antecipação dos feriados municipais. Nós vamos antecipar os dois feriados municipais que nós temos neste ano e antecipar os três feriados municipais que nós temos em 2022 para que a gente possa reduzir a circulação de pessoas", defendeu o prefeito.

Em maio de 2020, a gestão Covas antecipou os feriados de Corpus Christi e o da Consciência Negra.

Na época, o índice de isolamento social subiu em média 2 pontos percentuais com a antecipação dos feriados.

Dados do governo estadual obtidos por meio de uma parceria com empresas telefônicas mostraram que, nos dias de maio de 2020 em que os feriados foram antecipados, de 49% a 52% dos paulistas ficaram em casa. Nas semanas anteriores, o índice era de 48% a 49%.

Neste ano, os índices de isolamento estão mais baixos do que esses valores, mesmo com a adoção da chamada fase emergencial da quarentena, adotada desde a última segunda-feira (15) com restrições mais rigorosas do que as aplicadas no ano passado.

O índice de isolamento social aumentou apenas um ponto percentual nesta segunda-feira (15), primeiro dia da fase emergencial, e foi para 43%, contra 42% na semana anterior.

Lockdown

Mais cedo, em entrevista à GloboNews, o prefeito afirmou que a capital paulista não tem efetivo de segurança para implementar medidas restritivas mais rígidas.

"No município é inviável decretar lockdown. A gente tem 1.000 guardas da GCM (Guarda Civil Metropolitana). É inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo de casa com mil guardas", afirmou.

Morte por falta de atendimento

Nesta quinta-feira (18), o prefeito confirmou a primeira morte de um paciente com Covid-19 por falta de leito de UTI.

A vítima é um jovem de 22 anos, que morreu no dia 13 de março, dois dias após ser internado na UPA de São Matheus, na Zona Leste da capital.

No estado, ao menos 79 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI.

A explosão de casos atinge também a rede privada da capital. Nesta semana, hospitais particulares pediram 30 leitos do SUS à Secretária Municipal da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES