Pazuello diz que distribuição das vacinas começa nesta segunda às 7h

Ministro chamou de “jogada de marketing” vacinação de enfermeira pelo governador João Doria (PSDB) após aprovação da Anvisa

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou neste domingo (17/1) que a distribuição dos lotes para vacinação contra a Covid-19 será iniciada na segunda-feira (18/1) a todos os estados, de forma igualitária e simultânea. O ministro concede coletiva após aprovação para uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa.

“Amanhã às 7h da manhã iniciaremos a distribuição da vacina para todos os estados, com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo”, afirmou.

Ministro faz pronunciamento após aprovação de vacinas 

Pazuello criticou a postura do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ter vacinado a primeira pessoa imediatamente após a decisão da Anvisa. Ele chamou a ação de “jogada de marketing”.

Segundo ele, iniciar a vacinação em um estado é desprezar a igualdade entre as unidades federativas s e entre todos os brasileiros, desrespeitando o princípio da federação. “Quebrar isso é desprezar a lealdade federativa”, assinalou.

O ministro afirmou que qualquer movimento fora do planejamento nacional está “em desacordo com a lei”

“Senhores governadores, não permitam movimentos político-eleitoreiros se aproveitando da vacinação em seus estados”, pediu.

O uso temporário dos imunizantes Coronavac, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, e Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi liberado neste domingo, por unanimidade, pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O voto pela aprovação temporária da Coronavac é condicionado à assinatura de um termo de compromisso pelo Butantan, o que deve ocorrer ainda hoje. O Butantan tem à disposição 10,8 milhões de doses da vacina em solo brasileiro.

Quanto à vacina da Oxford/AstraZeneca, a aprovação para uso emergencial é referente às 2 milhões de doses importadas da Índia, que ainda não chegaram ao Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES