Pesquisa:2ª onda é resultado do relaxamento e falta de conscientização

As pesquisas apontam que as medidas de isolamento realizadas hoje terão impacto em abril.

Pesquisa | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pesquisadores da área da matemática do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) afirmam que segunda onda do coronavírus é resultado das aglomerações das eleições, festas de final de ano e carnaval, além do relaxamento social.

Desde o início da Pandemia de Coronavírus os pesquisadores vêm estudando os números de casos e prevendo evoluções. Conforme o coordenador do estudo, professor Dr. Jefferson Leite, a segunda onda já estava prevista nas pesquisas baseadas na dinâmica do vírus.

“A segunda onda foi prevista para fevereiro e não tivemos nenhum lockdown, além das despreocupações das pessoas. Isso fez com que a segunda onda tenha iniciado em fevereiro, porém cresceu-se ainda mais o pico por conta das interações sociais. Acredito que a abertura das escolas e a não tomada das medidas mais duras está fazendo o pico crescer mais ainda”, afirmou o professor.

Ainda de acordo com o pesquisador, a segunda onda se assemelha com a primeira onda, no entanto na época foram realizadas medidas de isolamento que frearam o aumento do pico. “Se não dá para fazer um lockdow de duas semanas por ‘n’ motivos, o lockdown de final de semana tem seu benefício, como a diminuição de números de acidentes trânsito resultando na não necessidade da utilização de leitos de UTI”, disse. 

Atualmente o Piauí se encontra com uma demanda forte de leitos de UTI e um aumento substancial de números de óbitos causados pela Covid-19. As pesquisas apontam que as medidas de isolamento social aplicadas hoje terão um impacto nos números de casos e óbitos em abril. 

“Não será surpresa se nos próximos dias chegarmos a faixa de 30 óbitos por dia. Vale lembrar, que a morte de hoje é um vírus que foi contraído há um mês, que é o tempo de a pessoa ter tido o contato com o vírus, iniciados os sintomas, ter progredido de uma forma grave sendo transferido ao leito de UTI e as vezes depois de duas semanas na UTI que a pessoa vem a óbito. O óbito de hoje é um vírus que foi contraído há um tempo, então as medidas que tomamos hoje só terá um impacto daqui um mês”, explicou Jefferson Leite.

Uma outra preocupação é a segunda cepa, uma variante do vírus, os pesquisadores ainda vão entender como ela atua na sociedade e se a vacina é capaz de imunizar as pessoas diante da variante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES