PI: Mais de 200 pacientes com Covid-19 estão na fila por leitos

No momento, são 147 leitos de código vermelho, que corresponde ao quadro de pacientes que necessitam de uma vaga em UTI, e 61 pessoas na fila por leitos clínicos.

leitos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O  Piauí registrou, nesta terça-feira (30), 208 pessoas com Covid-19 à espera de leitos clínicos ou de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

Os números indicam a situação alarmante ocasionada pela alta de casos que o estado tem registrado nos últimos dias. O boletim divulgado pela secretaria na noite de segunda-feira (29) informou que o Piauí registrou 1.228 casos e 38 mortes por Covid-19 em 24 horas.

Leito de UTI (Foto: Sesapi)

Dos leitos existentes na rede pública do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.335 ocupados, sendo 827 leitos clínicos, 433 UTIs e 45 leitos de estabilização. No momento, são 147 leitos de código vermelho, que corresponde ao quadro de pacientes que necessitam de uma vaga em UTI, e 61 pessoas na fila por leitos clínicos.

Alderico Tavares acrescenta que a equipe médica dos leitos tem dado prioridade aos casos mais graves e que alguns leitos só são liberados após a morte de pacientes. "O médico regulador tem autonomia na hora de ver a atualização dos casos ppr leito de UTI para decidir sobre a vaga. Essa é a situação quw estamos vivendo", disse.

O recesso sanitário adotado pelo governo estadual, que se estende até o domingo (4), pode ajudar a barrar a alta de contaminações. No momento, a rede de saúde de Bom Jesus, no sul do Piauí, é a única que não está colapsada e tem hoje 75% dos leitos ocupados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES