Piauí confirma quatro casos da variante Delta da Covid-19

Em 2021, o Piauí teve o menor registro de mortes por Covid-19 em setembro, onde foi o período com registros mais baixos de casos pelo vírus.

Luana Chaib | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Gabriel Bonfim e Isabel Cardoso

Os casos de variante delta ocorreram em outubro sem registros de internações e óbitos entre os indivíduos. Entre os contaminados estão três de Teresina e um do município de Picos, com idades de 21 a 58 anos.

O estado do Piauí foi o último a registrar casos da variante delta no Brasil. Foram enviadas 95 amostras sequenciadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Somente em 28 das amostras foi possível realizar o sequenciamento genético que confirmou a variante delta em quatro dos infectados.

“O Piauí era o único estado brasileiro que não havia registrado a variante delta, mas nesse momento, oficialmente, nós conseguimos registrar quatro amostras com a presença da variante delta”, explicou Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios.

Herlon Guimarães é superintendente de Atenção à Saúde 

Segundo o gestor, é importante que as pessoas sigam o plano vacinal, tomando a primeira e segunda dose e aguarde sua vez para receber a dose de reforço. Além de manter as medidas sanitárias e evitar aglomerações. O objetivo é evitar novas ondas de casos da Covid-19 no Estado.

“A variante delta, assim como a ômicron e várias outras variantes, nós temos que manter as medidas higiênico-sanitárias. Mais do que isso, estamos em franca campanha de vacinação onde os países que vêm sofrendo com variantes são países que estão com uma redução no número de vacinados”, finalizou Herlon.

Cidades do Piauí apresentam aumento nos casos de Covid-19

Sete cidades do Piauí apresentaram aumento na incidência de casos novos de Covid-19. A taxa foi superior a 500 casos por 1000 habitantes. Os resultados são de um levantamento feito pela Sala de Situação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“O que a gente verifica nesse momento é que os surtos, em algumas cidades, apresentam altas taxas de incidência de casos e isso provavelmente é pelo relaxamento das medidas de proteção individual”, afirmou Emídio Matos, pesquisador do núcleo de estudos em saúde pública da UFPI.

Emídio Matos é pesquisador do núcleo de estudos em saúde pública da UFPI

Os casos registrados nas cidades tiveram aumento pelas aglomerações em festas e férias, segundo especialistas. O mesmo ocorreu nas comemorações que levaram à crise sanitária em 2020 . A Fundação Oswaldo Cruz alerta para reforçar a atenção com os níveis de transmissão por causa das festas e das férias.

As cidades afetadas pelo aumento nos casos seguem o avanço da imunização completa. Hugo Napoleão e Agricolândia estão com percentuais acima de 70% e São José do Peixe e Assunção do Piauí com percentuais abaixo de 60%, de acordo com os dados do vacinômetro da Secretaria de Estado do Piauí.

Piauí tem o menor registro de mortes por Covid-19 em setembro

Em 2021, o Piauí teve o menor registro de mortes por Covid-19 em setembro, onde foi o período com registros mais baixos de casos pelo vírus. Também contabilizou a média de mortes por mês abaixo de cem óbitos.

Foram 64 vítimas em setembro, 89 no mês de outubro, 96 em novembro e até o dia 12 de dezembro foram notificadas 30 mortes pela Covid-19. A média das últimas semanas ficou em dois óbitos por dia no Estado do Piauí. Conforme os gestores e pesquisadores, a vacina foi o principal fator pela redução das mortes.

Luana Chaib destaca a importância da vacinação 

“A vacina é tão importante que além de reduzir a gravidade, se você pegar a transmissibilidade também diminui”, afirma Luana Chaib, gastroenterologista, sobre a importância da vacinação para o controle de casos da doença. O mês de abril foi o que mais registrou mortes pela Covid-19, contabilizando 1.087 vítimas. No mesmo período teve a maior notificação de casos, tendo 34.237 pessoas infectadas pelo coronavírus.

Lagoa do Barro é a cidade que mais vacinou contra Covid-19 no Piauí

O Piauí vem apresentando uma média de vacinação contra a Covid-19 acima da média do Brasil, tanto com os vacinados com a primeira dose como a da segunda dose. No Piauí a média de imunizados é mais de 77% com a primeira dose e mais de 66% com o esquema vacinal completo.

Lagoa do Barro mostrou um grande avanço na vacinação. A cidade conta com a ajuda do trabalho integrado entre as equipes de saúde e dos agentes comunitários. Mantendo um esquema organizado na busca ativa das pessoas para a vacinação, além de combater as falsas notícias e principalmente guiando a população mais carente de informação para concluir o esquema vacinal.

Bruno Henrique é enfermero e coordenador da campanha contra Covid-19

Bruno Henrique, enfermeiro e coordenador da campanha contra a Covid-19, explica como ocorreu esse plano de imunização. “A gente definiu que a população idosa acima de 70 anos e acamados seriam vacinados na residência para diminuir a vulnerabilidade , diminuir o risco e a exposição do paciente”.

Quando não havia vacinas liberadas, os profissionais de saúde trabalhavam arduamente na pandemia. Algumas das pessoas internadas pelo coronavírus tinham que sair do município e serem transferidos para Teresina em busca de tratamentos.

Equipe de força tarefa de combate a Covid-19 realizou visita em Parnaíba

A equipe de força tarefa de combate a Covid-19 realizou uma visita ao município litorâneo com o objetivo de fortalecer o enfraquecimento da doença. A equipe é formada por vários técnicos de diversas áreas da saúde.

Os profissionais se reuniram com os gestores de municípios que demonstraram uma incidência no número de casos, aumento de internações ou dificuldades de manter os trabalhos de vacinação. A visita possibilita uma relação mais próxima das cidades com a Secretaria do Estado, buscando dar um melhor suporte para áreas que apresentam dificuldades com a pandemia.

Os trabalhos se intensificam no fim de ano, em áreas que se têm conhecimento do aumento de movimentações de pessoas, afim de controlar o fluxo de contaminações pela Covid-19.

Piauí é o segundo estado que pede autorização para vacinar crianças

A Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil. A autorização veio após a avaliação técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. A equipe técnica da agência indica que é segura e eficaz o uso da vacina para o público infantil.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, já iniciou o diálogo com as equipes técnicas da Sesapi para preparar a logística de início da imunização. O Piauí foi o segundo estado brasileiro a requerer a autorização para vacinar crianças.

Segundo a Anvisa, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.

Por ser um produto diferente, ainda não foi divulgado quando a vacinação dessa faixa etária irá iniciar. A Sesapi está aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde para poder iniciar, o mais rápido possível, a vacinação das crianças.

Piauí recebe nova remessa da Janssen para as doses de reforço

O Piauí recebeu uma nova remessa de vacinas que serão usadas para a aplicação da dose de reforço na população que já tomou a primeira e a segunda dose. Foram 80 mil doses da Pfizer e 28 mil doses da Janssen, enviadas pelo Ministério da Saúde, através do plano nacional de imunização.

O Estado já está vacinando a população com a terceira dose. De acordo com levantamento feito pela Sesapi, com base no vacinômetro, o Piauí possui o percentual de 7,08% da população vacinada com a dose de reforço.

Segundo o Ministério da Saúde, os vacinados com a Janssen seguem a orientação de que a segunda dose seja feita com o mesmo imunizante entre dois e cinco meses da primeira aplicação. Já a dose de reforço da Pfizer deve ser aplicada com 4 meses depois da segunda aplicação, segundo a nova decisão do Ministério da Saúde, que antes era de 5 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES