Piauí está há duas semanas com a média móvel de óbitos por Covid-19 zerada

A vacinação teve uma influência substancial nesse decréscimo de mortes e casos em decorrência das complicações do coronavírus

Piauí está há duas semanas com a média móvel de óbitos por Covid-19 zerada | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí está há duas semanas com a média móvel de mortes por Covid-19 zerada, segundo os dados do Painel Epidemiológico, da Secretaria de Estado da Saúde. Também foi registrado uma queda acentuada da média de casos da doença. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a vacinação teve uma influência substancial nesse decréscimo de mortes e casos em decorrência das complicações do coronavírus. “Desde que começamos nossa campanha de vacinação percebemos a adesão da nossa população e este fator foi de suma importância para hoje apresentarmos média móvel de óbitos pela doença zerada. As medidas adotas pelos decretos do Governo do Estado também foram essenciais para chegarmos a esta situação”, pontua o gestor. 

Piauí está há duas semanas com a média móvel de óbitos por Covid-19 zerada - Foto: Ascom

De acordo com os dados do painel, nos últimos 14 dias o estado apresentou uma queda de 50% nas mortes, e a média móvel zerada. Os casos apresentaram uma queda de 33%, com a média móvel de 02 casos nas últimas duas semanas. A média móvel é um recurso que permite analisar se o número de casos confirmados e o de mortes da Covid-19 na última semana tem aumentado ou diminuído, de acordo com o mesmo intervalo de tempo das semanas anteriores. 

“Estudos da UFPI também apontam que nossa taxa de positividade está zerada, nas últimas duas semanas. Mas lembramos que a pandemia não acabou e é muito importante que nossa população continue tomando suas doses da vacina, e permanecemos vigilantes para que possamos está aí colhendo estes números de não ter óbitos e casos ativos para seguirmos a vida normal”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

Piauí está há duas semanas com a média móvel de óbitos por Covid-19 zerada - Foto: Ascom

As ocupações de leitos destinados à doença também apresentaram uma queda expressiva. Até esta segunda-feira(23), a ocupação de leitos clínicos estava em 12% (18 internados) , já as Unidades de Terapia Intensiva estão com a ocupação de 27,8 (10 internados) e os leitos de estabilização contam com 7,8% ocupados (04 internados).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES