Piauí já aplicou 4.540.740 doses de vacina contra a Covid-19

O Piauí tem, de acordo com os dados divulgados pela FioCruz, 240.376 pessoas que já poderiam, mas ainda não retornaram aos postos de saúde

Piauí já aplicou 4.540.740 doses de vacina contra a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até esta segunda-feira (29), foram aplicadas em todo o estado 4.540.740 sendo 2.463.797 de primeira dose, 1.874.798 de segunda dose, 49.642 com dose única e 152.503 de terceira dose (dose de reforço). A informação está disponível no site http://www.saude.pi.gov.br/.

O Piauí tem, de acordo com os dados divulgados pela FioCruz, 240.376  pessoas que já poderiam, mas ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O secretário de Saúde, Florentino Neto, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização completa, que garante uma maior proteção contra a doença. 

“Embora tenhamos a sensação de que a pandemia está arrefecendo, ainda estamos em um patamar alto de casos. Não podemos baixar a guarda e precisamos incentivar medidas restritivas. Só com isso vamos frear a transmissibilidade e esse ambiente favorável ao vírus e suas variantes”, ressaltou o gestor. 

O secretário reforçou a continuidade do uso de máscaras nos ambientes, tendo em vista que alguns Países liberaram o uso precocemente e tiveram que voltar atrás da decisão. “Temos que ter muita cautela nesse momento com o aparecimento da variante ômicron, que tem colocado em alerta as autoridades de saúde do mundo inteiro”, diz.

Apesar da redução nos óbitos, o Piauí já soma 7.185 mortes e 331.371 de casos confirmados. “Estamos em um momento mais confortável em relação a janeiro deste ano, mas que carece de atenção e ampliação cada vez maior do nmero de vacinados”, diz Florentino. “Por isso, estamos estimulando a participação dos agentes comunitários para fazer uma busca ativa, de porta em porta, para localizar as pessoas que estão com a segunda dose em atraso”. 

Florentino Neto elogiou as estratégias adotadas por alguns municípios como Campo Grande do Piauí e Ribeiro Gonçalves, que adotaram o carro da vacina itinerante para chamar vacinar a população. “É fundamental diversificar estratégias a partir do conhecimento do município", afirmou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES