Vacinas contra Covid-19 chegam em avião da FAB em Teresina; vídeo

Eduardo Pazzuelo afirmou que estados já podem começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda, a partir das 17h.

Wellington Dias | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 15h24

As doses da vacina do Coronavac chegaram na tarde desta segunda-feira (18), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, na zona Norte de Teresina. O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, realizará às 17h, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a imunização dos primeiros piauienses contra a Covid-19. 

Durante a cerimônia, serão imunizados cinco profissionais de saúde que exercem trabalham unidades hospitalares que compõem a Rede Estadual. Os profissionais atuam nos Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa. Viaturas da Polícia Militar do Piauí e da Polícia Federal fizeram a escolta do veículo com as vacinas ao pátio da Sesapi. 

SAIBA QUEM SERÃO OS PRIMEIROS IMUNIZADOS NO PIAUÍ

Atualizado às 12h15

Em suas redes sociais, o governador Wellington Dias anunciou que as vacinas já estão a caminho do Estado. "As 61 mil doses da CoronaVac estão a caminho do nosso estado. Tão logo as doses cheguem ao Piauí, começaremos imediatamente a distribuição a todos os municípios. Salvar vidas é o que importa neste momento", disse. A vacinação está prevista até o momento para às 17h, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

De acordo com informações da repórter Solange Souza, direto do Aeroporto de Teresina, a previsão de chegada dos voos com as doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 mudou para 15h.  “Inicialmente a previsão era que chegasse ao Piauí por volta de 11h, mas agora está previsto para 15h. Elas chegarão em dois aviões, um avião de carreira da Gol Linhas Aéreas e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)", afirmou.

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (18), do encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, e com os governadores de todo o Brasil e do Distrito Federal, que marcou o início da distribuição da vacina contra a Covid-19. A reunião foi em Guarulhos, São Paulo. O Piauí receberá 61.160 doses da CoronaVac até o fim da tarde desta segunda.

O secretário estadual de Saúde Florentino Neto, gravou um vídeo do momento em que as vacinas estavam embarcando na Base Aérea de Guarulhos para todos os estados da federação. "É um grande momento para o Piauí e para o Brasil".

Wellington Dias, na posição de presidente do Consórcio Nordeste e representante dos governadores, afirmou que os estados trabalharão juntos em cooperação e estão preparados para a vacinação. “Trabalharemos na perspectiva de termos um cronograma, um planejamento de imunização nos estados. Então, da parte dos governadores, estaremos juntos, preparados para a vacinação. O ministro pode contar com a organização dos estados nesse desafio para o Brasil”, ressaltou o governador.

Governador Wellington Dias e o ministro da saúde Eduardo Pazuello - Foto: Divulgação

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), parabenizou o trabalho de coordenação do governador do Piauí, Wellington Dias, que tem ajudado não só o Piauí, mas  os demais estados no inicio da vacinação contra a Covid-19, que será iniciada a partir das 17h desta segunda-feira (18) em todo o país. O anúncio do Ministério da Saúde foi feito após sofrer pressão dos governadores, que pediram para antecipar o início da aplicação das doses, inicialmente previsto para esta quarta-feira (20).

Eduardo Pazzuelo afirmou que estados já podem começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda, a partir das 17h, quando todos os estados já devam ter recebido as doses da CoronaVac, vacina do laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o ministro, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também esteve no centro de distribuição. “Acompanhamos todo o processo, do centro de distribuição à base aérea de Guarulhos, inspecionando o envio. A previsão de recebermos é até o fim da tarde de hoje e vamos seguir nossa logística de distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios”, destacou o gestor.

Governador Wellington Dias celebra entrega de vacinas - Foto: Divulgação

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas ao estado de São Paulo. 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também vibrou com o recebimento das vacinas. "Um momento muito especial, emocionante, a gente lutou tanto por esse momento e conseguimos", disse.

“Acompanhei, com os governadores, a organização das doses para serem despachadas para todas as regiões do Brasil. É um momento histórico. Tão logo as doses cheguem ao Piauí, começaremos imediatamente a distribuição a todos os municípios”, destacou Wellington.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesse domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca contra a Covid-19. Uma edição extra do Diário Oficial da União com o termo de compromisso entre Anvisa e Butantan foi publicada por volta das 22h desse domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES