Piauí recebe 96 mil doses e começa a vacinação de comorbidades

O estado do Piauí receberá, na tarde desta segunda-feira (03), 96.850 doses das vacinas para combater a Covid-19.

PIauí recebe novas doses e vai começar vacinação de grávidas e pessoas com comorbidades | Raissa Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí receberá, na tarde desta segunda-feira (03), 96.850 doses das vacinas para combater a Covid-19. Com esses imunizantes o estado dará início a vacinação do grupo de comorbidades, gestantes e puérperas.  Entre as vacinas que irão chegar estão 5.850 dos imunizantes da Pfizer, que de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, serão entregues ao município de Teresina. 

Esse quantitativo corresponde a primeira dose da vacina e proporcionará continuidade das etapas de vacinação do município. Os imunizantes virão em embalagens específicas para a garantia da temperatura negativa entre -25° e -15° graus.

PIauí recebe novas doses e vai começar vacinação de grávidas e pessoas com comorbidades 

"A Secretaria de Estado da Saúde já se preparou para o armazenamento das vacinas da Pfizer, contando com seis frezzers, que suportam a temperatura estabelecida pelo fabricante", explica o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas serão entregues em bandejas de 1.170 doses e deverão ser diluídas com soro de 0.90ml. A dose a ser administrada é de 0.3ml. Após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas e conservados em temperatura de 2° a 8° graus. O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer é de 21 dias. 

"Nesta primeira remessa vieram apenas as primeiras doses. De acordo com o esquema vacinal do ministério, as demais deverão chegar no intervalo de uma semana. O armazenamento deve ser de no máximo cinco dias na temperatura de 2° a 8° graus e até 14 dias com a temperatura de -25° a -15° graus. A orientação do ministério é que se faça a vacinação em até cinco dias após as vacinas estarem na temperatura de 2° a 8°graus. Todas as orientações sobre aplicação da vacina foram repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios que irão receber", explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e municípios, Hérlon Guimarães. 

Nesta 16ª remessa também estão inclusas 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz serão disponibilizadas para 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiências permanentes (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados à 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses). 

"Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação deste grupo há pouco mais de um mês", afirma o secretário Florentino Neto. 

Governador Wellington Dias e secretário de Saúde Florentino Neto alinham vacinação para o Piauí ( foto: Sesapi) 

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, e que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos:

- Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);

- Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos); 

- Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;

- Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

"A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação deste grupo em uma outra etapa", destaca o superintendente.

Coronavac

No último sábado (30), o Piauí também recebeu 3.400 doses da vacina Sinovac/Butantan direcionada à vacinação das segundas doses de 3% do grupo de trabalhadores da Saúde (2.255 doses) que estavam inclusos na pauta 13B, também a segunda dose de 6% (405 doses) das forças de segurança e salvamento e armadas, inseridos na pauta 13B. Também vieram mais 0.20% (11 doses) para segunda dose do grupo de forças segurança, salvamento e armadas contemplados na pauta 14B. 

As vacinas do Instituto Butantan serão destinadas ainda, para primeira dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES