População deve respeitar pausa entre imunização da Covid-19 e da gripe

Quem já tomou a vacina contra a Covid deve fazer um intervalo de 14 dias para imunizar contra a gripe

População deve respeitar pausa entre imunização da Covid-19 e da gripe | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) já distribuiu os lotes das vacinas da gripe para todos os 224 municípios do Piauí. O Ministério da Saúde faz o alerta para que a população também se imunize contra o H1N1 e respeite o intervalo entre a vacina contra a Covid e a da gripe.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a orientação do Ministério da Saúde é que a população dê prioridade à vacina da Covid, mas sem esquecer a vacina da gripe. 

A orientação do Ministério da Saúde é que a população dê prioridade à vacina da Covid (Foto: Ascom)

“A imunização contra a gripe também é muito importante. Mas quem já tomou a vacina da Covid deve respeitar um intervalo de 14 dias entre as duas imunizações ou outras vacinas do calendário”, explica o gestor.

A diretora técnica do Natan Portella, infectologista Elna Amaral, aponta que é essencial nesse momento da pandemia que a população não negligencie nenhuma vacina disponível para a imunização. “A vacina é a melhor forma de prevenção de doenças infecciosas virais. Estamos em um momento de pandemia, o que traz bastante preocupação para a população. Mas precisamos entender que existe a Influenza e que se for negligenciada também pode gerar uma síndrome respiratória grave que pode levar a morte assim como a Covid-19”, explica a médica.

A infectologista destaca que a vacina da gripe já está disponível, e que a população precisa colocar seu calendário vacinal em dia, para evitar mais complicações. “Respeitando os 14 dias entre os dois imunizantes a pessoa precisa ser vacinada com ambas. Essa imunização é essencial para reduzir os quadros de infecção respiratória grave e dessa forma evitar uma sobrecarga para o sistema de saúde do estado”, fala a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES