Por que você deve fugir de teste rápido após vacina contra Covid-19? - 1. Testes rápidos de anticorpos foram elaborados contra infecção viral (e não vacina)

Algumas pessoas, após tomar a vacina, correm para fazer teste rápido, mas isso não deveria acontecer - 1. Testes rápidos de anticorpos foram elaborados contra infecção viral (e não vacina)

Slide 2 de 6
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Testes rápidos de anticorpos foram elaborados contra infecção viral (e não vacina)

O virologista Flávio da Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que, primeiro, devemos lembrar que esses testes não foram desenvolvidos com a finalidade de checar como o corpo reagiu a vacinas.

"Esses testes foram todos construídos e testados contra infecções virais. Nenhum teste foi desenvolvido contra a vacina. Então há variações na resposta imune que os testes podem não pegar", resume o pesquisador, que integra o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG.

Testes sorológicos, segundo os especialistas, têm papel importante do ponto de vista coletivo - quando são feitos em muitas pessoas em uma determinada comunidade, ajudam a responder sobre a circulação do vírus naquele ambiente.

"O teste sorológico é importante para ver quanto o vírus já circulou. Por exemplo, eu faço em Manaus, após a detecção da P1, e aí vejo, entre assintomáticos, quem já tem a sorologia positiva", explica Silvia Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES