Prefeito diz que colapso em Araraquara é prenúncio ao Brasil

Edinho Silva (PT) destacou que jovens estão sofrendo com formas mais graves da covid-19

Edinho Silva (PT) destacou que jovens estão sofrendo com formas mais graves da covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia de covid-19 está grave em Araraquara. E de acordo com o prefeito da cidade, Edinho Silva (PT), isso serve como alerta para o Brasil todo, principalmente porque a doença tem afetado de forma grave um público que normalmente não é tão atingido, os jovens. Informações do UOL.

Edinho explicou que, diante do aumento de casos, internações e mortes na cidade, a prefeitura enviou amostras de coronavírus dos cidadãos para o Instituto de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Foi feito um sequenciamento do vírus, o que mostrou alta quantidade da variante encontrada em Manaus. Isso pode ter causado a maior infecção em Araraquara, o que serve de prenúncio para o país, segundo Edinho.

Edinho Silva (PT) destacou que jovens estão sofrendo com formas mais graves da covid-19- Foto/Reprodução

"Eu penso que é algo que tem que alertar o estado de São Paulo e o Brasil. Historicamente, o coronavírus só evoluía em pacientes com mais de 60 anos ou com fragilidade física. Agora não. Começamos a ver uma doença que evolui de forma rápida em pacientes jovens e clinicamente saudáveis. Isso chamou atenção", afirmou Edinho em entrevista à Globonews.

 De acordo com boletim divulgado ontem, Araraquara está com 100% dos leitos de enfermaria e UTI ocupados. Edinho explicou que a cidade está com dificuldades para abrir novos leitos e acrescentou que falta estrutura para aumentar a oxigenação nos hospitais. O prefeito disse que essa crise de infraestrutura pode se repetir no país.

"O Governo de São Paulo autorizou a prefeitura a gerar leitos. Mas não adianta só autorizar leitos. O leito não é só a cama. Significa ter infraestrutura para que esse leito funcione. E todas cidades têm dificuldades para montar equipes médicas. E outra dificuldade é o que vimos em Manaus, que parecia uma cena dantesca à distância, mas é a falta de produção de oxigênio. É a falta de infraestrutura de produzir gases medicinais, que dê condição de jogar isso no pulmão do paciente. Então temos hoje um problema de infraestrutura. E o que vivemos em Araraquara é um prenúncio do que está por vir em São Paulo e no Brasil. As autoridades têm que ter dimensão do que está por vir. Estamos em uma situação mais séria do que em 2020", alertou Edinho.

Desde o começo da pandemia, Araraquara registrou 12.631 casos e 158 mortes. Nesta semana a cidade tem registrado recordes de testes positivos e começou a fazer um lockdown, com fiscalização intensa, para tentar controlar a situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES