Primeiro caso de variante peruana da Covid-19 é encontrado no Brasil

Homem diagnosticado com a nova cepa morreu nesta quarta-feira (16), após quase um mês internado por causa da doença; ele morava em Itaqui, no Rio Grande do Sul

Jovem identificado com cepa peruana morreu nesta quarta-feira (16) | EDUARDO VALENTE/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A variante peruana do coronavírus, chamada de C.37, foi identificada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul. A cepa foi encontrada em um caminhoneiro, identificado como Jairo Dias Piazer Junior, de 23 anos. O paciente morreu nesta quarta-feira (16), vítima da Covid-19, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado

De acordo com a Secretaria, a presença dessa linhagem do vírus foi identificada no paciente após exames no Laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado. O jovem foi diagnosticado com a doença no dia 20 de maio, após fazer uma viagem de São Paulo, passar pela Argentina e voltar para a cidade do Rio Grande do Sul. 

Um dia depois de fazer o teste após sentir os primeiros sintomas da Covid-19, ele foi internado no hospital do município e transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde ficou internado com uso de ventilação mecânica, mas não resistiu.

Jovem de 23 anos morreu nesta quarta-feira (16) quase um mês depois de internado para tratar da Covid-19 | FOTO: EDUARDO VALENTE/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Por meio de nota, a secretaria informou que não há evidências de maior transmissibilidade ou capacidade da C.37 de causar quadros mais graves da doença.

“É uma variante que requer atenção e apresenta considerável disseminação em alguns países da América Latina, mas ainda não há comprovações científicas de uma mudança no comportamento do vírus. A variante C.37 foi classificada pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças como Variante sob Monitoramento”, disse a pasta.

Além disso, a secretaria afirmou que intensificou a vigilância das variantes circulantes no Estado e que a cepa Gama, originária do Amazonas, ainda é a predominante na região. 

Com informações do Portal Correio e G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES