Quase 140 mil casos de Covid-19 já foram registrados em Teresina

A FMS registra também 15.221 pacientes recuperados, que são aqueles que tiveram alta de hospitais ou que fizeram tratamento em casa.

COVID-19 | PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina já registrou um total de 38.863 casos e 1.119 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, no mês de março. De acordo com dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram 211 pessoas diagnosticadas com a doença e um óbito registrado ontem (05).

A FMS registra também 15.221 pacientes recuperados, que são aqueles que tiveram alta de hospitais ou que fizeram tratamento em casa. A FMS alerta que, mesmo sendo crescente o número de recuperados, a doença ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, o que requer cuidados preventivos por parte da população. “O número de recuperados é maior, pois devido à grande quantidade de notificações as atualizações ocorrem gradativamente no sistema”, afirma a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.

Teresina já registrou mais de 38 mil pessoas com Covid-19 (Divulgação)

Já o óbito registrado aconteceu no dia 03 de novembro. Trata-se de uma mulher de 69 anos, moradora do bairro Pedra Mole. O boletim revela ainda que ela era portadora de doença cardiovascular. Segundo o médico cardiologista Daniel Gonçalves, as pessoas que têm doenças crônicas podem estar com o organismo debilitado e, ao contraírem uma infecção como a Covid-19, podem ter o seu quadro de saúde agravado. “As pessoas com hipertensão e diabetes ou que possuem doenças cardiovasculares, por exemplo, já possuem alteração no seu sistema imunológico e um estado inflamatório crônico e, com a infecção pelo coronavírus, pode ocorrer um estresse adicional aos órgãos. Isso pode contribuir para que o paciente apresente a forma grave da Covid-19 e também ocasionar a descompensação dessas doenças prévias”.

Ele alerta ainda que as pessoas idosas e com doenças crônicas, que estão no grupo de risco para a Covid-19, devem cuidar bem da sua saúde. “É importante fazer exercício físico em casa, alimentar-se bem, hidratar-se, além de seguir as recomendações de higiene e de distanciamento social. Mas todos devem estar atentos aos cuidados porque há várias nuances dessa doença que ainda não conseguimos compreender: tem pacientes que não tem nenhuma doença ou são jovens e evoluem para óbito”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES