mais

Rio libera estádio, show e boates em setembro e fará 4 dias de festa

Planejamento leva em conta progressão da pandemia e da cobertura vacinal em primeira e segunda dose

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (29), um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade, em 3 etapas, de 2 de setembro a 15 de novembro.

A primeira etapa, que já prevê reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a reabertura será acompanhada de uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro, em toda a cidade.

Fase de reabertura no RIo — Foto: Reprodução Fase de reabertura no RIo — Foto: Reprodução 

Paes disse que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo. 

"Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas (...) Tudo indica, nesse momento, os dados, internações, óbitos, que a gente vive um momento melhor. Não é um momento ideal ainda, por isso as restrições continuam e a abertura é gradual", disse Paes. 

Paes disse que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo - Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilPaes disse que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Réveillon e carnaval

Paes disse ainda que o réveillon será o "maior da história da cidade" e que o carnaval, se tudo caminhar como o previsto, será realizado. O prefeito disse que semana que vem a prefeitura divulga o caderno de encargos da festa de ano novo e lembrou que a cessão do Sambódromo foi assinada.

"Já estamos quase fechando os detalhes do apoio e do patrocínio que a prefeitura fará para as escolas de samba. Há uma cláusula que diz: 'Olha, caso não aconteça, na data programada, as escolas terão a obrigação de fazer numa data programada pela prefeitura'. Mas nós estamos programando diante dos dados – aí, desculpe, são os epidemiologistas que podem nos dizer – que a gente vai ter, sim, réveillon e carnaval."

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail