Saiba como o mundo cuidará da pandemia do Coronavirus - Um Mundo Menos Aberto, Próspero e Livre

A pandemia mudará o mundo para sempre. Pedimos a 12 pensadores globais para suas previsões. - Um Mundo Menos Aberto, Próspero e Livre

Slide 2 de 13
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um Mundo Menos Aberto, Próspero e Livre

por Stephen M. Walt

A pandemia fortalecerá o Estado e reforçará o nacionalismo. Governos de todos os tipos adotarão medidas emergenciais para gerenciar a crise, e muitos relutarão em renunciar a esses novos poderes quando a crise acabar.

O COVID-19 também acelerará a mudança de poder e influência do Ocidente para o Leste. Coreia do Sul e Cingapura responderam melhor, e a China reagiu bem após seus primeiros erros. A resposta na Europa e na América tem sido lenta e casual em comparação, manchando ainda mais a aura da "marca" ocidental.

O que não vai mudar é a natureza fundamentalmente conflituosa da política mundial. As pragas anteriores não acabaram com a rivalidade de grandes potências nem inauguram uma nova era de cooperação global.As pragas anteriores — incluindo a epidemia de gripe de 1918-1919 — não acabaram com a rivalidade de grandes potências nem inauguram uma nova era de cooperação global. Nem o COVID-19. Veremos um novo recuo da hiperglobalização, à medida que os cidadãos procuram os governos nacionais para protegê-los e à medida que estados e empresas buscam reduzir as vulnerabilidades futuras.

Em suma, o COVID-19 criará um mundo menos aberto, menos próspero e menos livre. Não tinha que ser assim, mas a combinação de um vírus mortal, planejamento inadequado e liderança incompetente colocou a humanidade em um caminho novo e preocupante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES