Saiba quem será imunizado em cada uma das quatro fases no Brasil

A imunização de grupos prioritários será feita conforme a disponibilidade do produto.

vacinação | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda sem vacina, o governo federal já definiu que profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos estão no primeiro grupo a ser vacinado contra Covid-19. As informações são do Extra.

O plano preliminar de imunização do Ministério da Saúde prevê a aplicação da vacina em quatro fases e um contingente de 109,5 milhões de brasileiros imunizados em duas doses. A imunização de grupos prioritários será feita conforme a disponibilidade do produto. 

A expectativa é começar a imunização em março. Mas isso dependerá da aprovação de uma vacina pela Anvisa. A primeira fase deve incluir, além das pessoas acima de 75 anos e profissionais de saúde, a população indígena e residentes de asilos e instituições de longa permanência acima de 60.

Plano preliminar de imunização - Fonte: Ministério da Saúde

Não foi divulgado cronograma. A pasta apresentou um plano geral, mas que leva em consideração as especificidades das vacinas em fase final de desenvolvimento, como a desenvolvida por Oxford em parceria com a AstraZeneca, além de duas das nove que compõem o consórcio Covax Facility.

O Ministério da Saúde não definiu ainda a quantidade de insumos (como seringas) e salas de vacinação necessárias. O argumento é que esses pontos dependerão da quantidade de doses disponibilizadas ao país. Atualmente, o Ministério diz contar com de 100,4 milhões de doses da vacina de Oxford e 42,5 milhões do Covax.

A pasta afirmou que está no “processo de compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional para aplicação das doses, e outras 40 milhões no mercado internacional”. Um edital de compra deve ser lançado na semana que vem.

A pasta definiu os grupos prioritários a partir de orientação da Organização Mundial de Saúde. A definição de quem será imunizado antes ainda pode mudar, de acordo com a pasta. "É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas com vontade", disse o ministro Eduardo Pazuello na reunião com técnicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES