Secretário faz apelo para evitar “segunda onda” da Covid no Piauí

Florentino Neto pede à população que continue mantendo o protocolo de cuidados para não haver novo pico de casos do coronavírus

Secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usar máscaras, lavar constantemente as mãos e manter o distanciamento social para evitar novos picos de Covid-19 no Piauí. Este é o apelo do Secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto para a população piauiense. Segundo ele, a doença causada pelo novo coronavírus tem demonstrado uma trajetória de redução do contágio e de óbitos no Estado. ”Mas nos últimos dias, temos observado uma elevação do número de casos e, por isso chamamos a atenção da população para dar continuidade aos cuidados que foram adotados desde o começo da pandemia”, diz Florentino.

De acordo com Florentino, o Piauí tem flexibilizando as atividades econômicas no Estado. “Mas essas atividades só foram autorizadas a funcionar porque todos estavam obedecendo os protocolos e tínhamos uma redução do contágio. Precisamos continuar seguindo com os cuidados que foram estabelecidos. Esse cuidado é fundamental para que a gente continue vencendo essa batalha. É uma guerra diária, semanal e não podemos parar”, enfatiza o secretário.

Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

Como ainda não tem remédio ou vacina para a doença causada pelo novo coronavírus, novos picos de casos podem acontecer se os protocolos de higiene forem descumpridos.” Temos que continuar usando máscaras; lavando constantemente as mãos; usando álcool em gel e mantendo o distanciamento social para que possamos continuar reduzindo o contágio. Seguir o protocolo é fundamental para que nós possamos vencer de uma vez por todas essa guerra. Não devemos e nem podemos retroagir com novo crescimento do número de casos e de óbitos”, diz  Florentino.

O secretário enfatiza ainda que o Piauí está em processo de redução do número de leitos destinados exclusivamente à Covid-19 para que eles sejam usados para o tratamento de outras patologias. Muitas cirurgias marcadas foram adiadas por conta da pandemia e agora elas serão retomadas. “Mas para que nós possamos continuar aumentando a estrutura hospitalar para o tratamento de outras doenças, temos que continuar reduzindo o número de casos da Covid no Piauí”, explica o secretário.

O Estado vai manter as parcerias com os municípios fazendo os programas Busca Ativa, barreiras sanitárias e o Monitora Covid. “Mas para que isso aconteça, é fundamental o apoio da população mantendo os protocolos de higiene e ficando em casa. Se possível, só sair de casa se for estritamente necessário”, pede Florentino.

Confira o vídeo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES