Seis cidades do Piauí já estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos

Entre as cidades com a vacinação desse público mais avançada estão Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, localizadas na região Sul do estado.

rtu | t
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos seis municípios piauienses já iniciaram a vacinação de adolescentes das idades de 12 a 17 anos. Entre as cidades com a vacinação desse público mais avançada estão Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, localizadas na região Sul do estado.

Na cidade de Fartura do Piauí a imunização dos adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos já foi encerrada e dos sem doenças preexistentes deve terminar na próxima semana.

“Temos um total de 455 adolescentes entre 12 a 17 anos, onde já foram vacinados 57 com comorbidades. Até a próxima semana estaremos vacinando todo esse público”, destaca a coordenadora de Atenção Básica do município, Jussara Rodrigues de Oliveira.  

Seis cidades do Piauí já estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos  (Foto: Divulgação)

Outra cidade com o esquema vacinal avançado para esta faixa etária é Dom Inocêncio. Iniciada esta semana já foram vacinados no município 260 jovens sem comorbidades entre 12 e 17 anos. O objetivo é imunizar pelo menos 950 adolescentes durante os próximos 15 dias. 

“Iniciamos a vacinação pela zona urbana e nossas equipes estão avançando para grupos na zona rural, e com o esse belíssimo trabalho dos nossos profissionais de saúde estamos podendo ver a vacina chegar aos nossos adolescentes inocentino”, ressalta o secretário municipal de Saúde Fernande Castro. 

Também estão vacinando os jovens as cidades de Isaias Coelho, que já vacinou todo seu público de 12 a 17 anos com comorbidade (11 pessoas) e iniciou a vacina de jovens de 15 a 17 anos, mas o intuito é vacinar 343 pessoas com estas idades. Campinas do Piauí já vacinou seu público de 12 a 17 anos com comorbidades (26 pessoas) e iniciou a imunização de jovens de 15 a 17 anos sem doenças preexistentes, na semana passada (220 adolescentes já vacinaram ) e o município está esperando uma nova remessa para contemplar a faixa etária abaixo de 15 anos. 

“O avanço da vacinação, chegando ao público mais jovem, é de grande relevância para o Piauí e nos deixa muito animados. Esperamos que mais municípios possam chegar nessa faixa etária e que nosso povo todo esteja protegido e possamos nos livrar desta pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A cidade de Amarante já vacina, desde a última semana, adolescentes de 14 a 17 anos. Em média estão sendo vacinados 270 adolescentes por dia. Jaicós também está entre as cidades que já iniciaram a vacinação dos adolescentes, estão na faixa etária de 15 a 17 anos e a expectativa é vacinar 3.000 pessoas entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades.  

Seis cidades do Piauí já estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos  (Foto: Sesapi)

O Ministério da Saúde autorizou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos apenas com o imunizante da Pfizer e o início desse público está condicionado ao fim do esquema vacinal da população em geral de 18 a 59 anos com a primeira dose. A recomendação é que seja iniciada a vacinação pelos jovens com comorbidades em seguida os demais. 

“É importante lembrar que o avanço da vacinação também está condicionado ao envio de doses pelo Ministério da Saúde e lembrando, que para os adolescentes, até o momento apenas uma vacina está liberada pela Anvisa”, lembra Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES