Sem evidências, governo afirma que vermífugo é eficaz contra Covid-19

Estudo inicial sugere que redução da carga viral contribui tanto para que quadros mais graves da doença não se manifestem como para que pacientes se tornem menos contagiosos.

Sem evidências, governo afirma que vermífugo é eficaz contra Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, organizou coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19/10) para afirmar que o medicamento nitazoxanida, cujo nome comercial é Annita, apresentou bons resultados em pesquisa realizada com pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. As informações são do site Metrópoles.

De acordo com as informações repassadas pela líder do estudo e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Patrícia Rocco, o medicamento foi capaz de reduzir a carga viral em pacientes que receberam o tratamento. A redução da carga viral contribui tanto para que quadros mais graves da doença não se manifestem como para que pacientes se tornem menos contagiosos.

Ministro Marcos Pontes  (Foto: Reprodução)

O estudo clínico contou com 1,5 mil voluntários e foi iniciado após a comprovação de que o remédio funcionava contra o Sars-CoV-2 em laboratório. O medicamento foi administrado três vezes ao dia durante cinco dias para pacientes com sintomas inicias. Os testes incluíram sete hospitais, entre eles o Hospital de Ceilândia, no DF.

A pesquisadora, entretanto, não apresentou os dados completos do estudo – quantos receberam o medicamento, qual foi o percentual de eficácia apresentado, qual a diferença encontrada em relação ao grupo de controle. De acordo com ela, a pesquisa precisa continuar inédita pois será apresentada à uma revista científica.

As informações repassadas, entretanto, foram suficientes para que o ministro Marcos Pontes sugerisse o uso do remédio como tratamento precoce para evitar o agravamento da Covid-19. “É uma ferramenta que o Brasil tem agora para ajudar a salvar vidas”, afirmou.

Pontes comparou a pesquisa nacional a uma revolução no tratamento de pacientes. “Estamos anunciando algo que vai mudar a história da pandemia”, afirmou. O presidente Jair Bolsonaro estava presente no evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES