Sesapi alerta população sobre a necessidade de receber vacina bivalente

Os imunizantes já estão sendo enviados aos 224 municípios. Na semana passada, o Governo do Estado do Piauí lançou o programa “Saúde em Dia”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu, na última terça-feira (28), mais 73.240 doses de vacina bivalente contra a Covid-19. Ao todo, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 429.402 doses da vacina. Os imunizantes já estão sendo enviados aos 224 municípios. Na semana passada, o Governo do Estado do Piauí lançou o programa “Saúde em Dia”, que tem como um de seus objetivos principais avançar nos índices de vacinação dos piauienses.

A Sesapi alerta a população, que está contemplada nesta etapa do plano nacional de vacinação, sobre a necessidade de retornar aos locais de imunização em suas cidades para dar continuidade ao esquema vacinal com a vacina bivalente. 

“Para receber a dose de vacina bivalente é necessário que o cidadão já tenha recebido duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19. Deve ser respeitado o intervalo de quatro meses após a última dose de vacina recebida pela pessoa, seja após a conclusão do esquema primário da imunização ou de sua última dose de reforço. Por isso, pedimos para os públicos contemplados que atendam esses critérios que retornem para receber as vacinas, o que nos ajuda a evitar um aumento de casos graves da doença”, destaca a coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Sesapi alerta população sobre a necessidade de receber vacina bivalente - Foto: Ascom

Para a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), devem procurar os pontos de vacinação dos seus municípios os idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacina também está disponível para população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Influenza

A Secretaria alerta ainda para a população buscar também a vacina contra a influenza, uma vez que os imunizantes já estão sendo enviados para os estados pelo governo federal e disponibilizados para os municípios através da Sesapi.

As doses de vacina contra influenza são direcionadas para a execução da 25° campanha nacional de vacinação que irá acontecer no período de 10 de abril a 31 de maio. No entanto, os municípios que receberem os imunizantes já podem ir iniciar a vacinação, sem precisar esperar a data apontada pelo Ministério da Saúde. 

“Reforçamos mais uma vez para a população que a vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19, e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos”, explica a coordenadora Bárbara Pinheiro.

Para o Piauí já foram enviadas 100 mil doses da vacina contra a influenza. A campanha tem como meta atingir 90% de imunização de seu público alvo dentro de cada um dos grupos elegíveis. A estimativa é que cerca de 1.188.851 piauienses sejam imunizados.

Os grupos contemplados na 25° campanha nacional de vacinação contra a influenza são: crianças de 06 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,  idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES