Sesapi explica como é calculado o percentual de vacinados no Piauí

Segundo Herlon, se o Piauí tivesse utilizado todo o quantitativo de doses recebido até hoje o percentual de vacinados seria diferente

Sesapi explica como é calculado o percentual de vacinados no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esclarece dúvidas sobre o percentual de vacinação da população piauiense contra a Covid-19. Até o momento, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 1.792.430 doses e distribuiu 1.666.292 para os municípios. Deste total, 124.188 doses foram reservadas para a segunda dose das vacinas que têm essa indicação. Cerca de 2.000 doses são reserva de segurança. Pelo menos 29,22% da população já recebeu a primeira dose e 10,29% receberam a segunda dose.

De acordo com o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, o  cálculo do percentual de vacinados deveria excluir a população de zero a 17 anos que não recebe a vacina contra a Covid-19. “Mas os cálculos do Consórcio de Imprensa não excluem esse público e são feitos tendo por base a população total do Estado, que é 3.281.480 habitantes”, explica.

Os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde são embasados em dados epidemiológicos mundiais - Foto: Ascom

Segundo Herlon, se o Piauí tivesse utilizado todo o quantitativo de doses recebido até hoje o percentual de vacinados seria diferente. “Até agora recebemos 1.792.430 de doses. Se todas essas doses tivessem sido aplicadas apenas como primeira dose na população, estaríamos com 54% de piauienses vacinados, no entanto, todas as doses recebidas são para D1 e D2, que são aplicadas em prazos diferentes dependendo do laboratório de cada vacina”, esclarece.

Os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde são embasados em dados epidemiológicos mundiais e nacionais. As doses das vacinas são distribuídas por estimativas populacionais definidas através dos uso de vários cadastros nacionais como IBGE, CAD SUS e outros

A Sesapi trabalha com transparência desde o primeiro dia de aplicação de doses de vacina e o Piauí foi um dos primeiros estados a lançar um painel informativo que trás todos os dados de aplicação das doses nos 224 municípios.

O Governo do Piauí, através da Sesapi, em parceria com o Conselho de secretários Municipais de Saúde(Consems) e Associação dos Prefeitos Municipais do Piauí(APPM) estão em constante discussão quanto às orientações já emitidas em forma de notas técnicas, resoluções e outros documentos que norteiam o processo de trabalho. 

“Neste momento, a Sesapi montou equipes para orientar e ajudar os municípios quanto ao registro das doses nos sistemas oficiais porque eles têm mais de 300 mil doses que ainda não foram aplicadas e/ou registradas. Nosso compromisso é o de apoiarmos nossos municípios para sempre buscarmos a qualidade na oferta dos serviços de saúde pública no Estado do Piaui”, diz o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES