Sesapi prepara logística para aplicação de 3ª dose da vacina da Covid-19

Na nota técnica do ministério também foi comunicado que a partir de setembro, o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda população.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após anúncio do Ministério da Saúde de começar a  começar a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas, a partir do dia 15 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já está preparando a logística junto as regionais de saúde e municípios para a imunização desse público.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a Sesapi vem trabalhando para garantir a imunização de todos os piauienses e cumprindo todas as medidas estabelecidas no Plano Nacional de Imunização.

 “Nós temos todo o trabalho do Governo do Estado do Piauí por mais vacinas, estamos em tratativas finais para aquisição de vacinas do Butantan conforme o termo que assinamos este ano. 

Sesapi prepara logística para aplicação de 3ª dose da vacina da Covid-19 (Foto: Sesapi)

Agora com esta possibilidade da terceira dose da vacina,  aguardamos a consolidação desta informação, baseada em informações técnicas científicas. O Piauí está preparado e a medida em que for recebendo as vacinas vai iniciar esta terceira aplicação”, enfatiza o gestor. 

Segundo o Ministério da Saúde, o reforço vacinal será com a o imunizante da Pfizer e terá o intervalo da segunda dose deve de 28 dias para pessoas imunossuprimidas e pelo menos seis meses para idosos acima de 70 anos.

“A expectativa para o dia 15 de setembro é que todos os municípios já tenham concluído a vacinação, em primeira dose, de todo o público adulto (18 a 59 anos), e assim possa iniciar o reforço nesta população mais vulnerável”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

Na primeira etapa de vacinação, com a aplicação de duas doses ou dose única, o Piauí imunizou 212.176 pessoas de 70 anos ou mais, ultrapassando a meta para estes públicos estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Já as pessoas imunussuprimidas foram vacinadas no grupo de comorbidades, e as doenças que se enquadram como tal são estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização”, destaca a diretora.

Na nota técnica do ministério também foi comunicado que a partir de setembro, o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda  população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES