Sesapi prepara logística para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

O Piauí foi o segundo estado brasileiro a requerer à Anvisa a autorização para vacinar as crianças, assim que o imunizante foi liberado em outros países

Sesapi prepara logística para vacinação de crianças de 05 a 11 anos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após aprovação da vacina da Pfizer para crianças de 05 a 11 anos pelo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira(16), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, já iniciou o diálogo com as equipes técnicas da Sesapi para preparar a logítica de início da imunização. 

O Piauí foi o segundo estado brasileiro a requerer à  Anvisa a autorização para vacinar as crianças, assim que o imunizante foi liberado em outros países. "Nós mandamos um ofício para a agência brasileira assim que foi liberada a vacina nos EUA. E hoje ficamos muito felizes com a liberação da vacina aqui no Brasil, algo que vem de encontro com o nosso pedido", lembra Florentino Neto. 

Segundo a Anvisa, a dose para as crianças entre 05 e 11 anos de idade é de 1/3 em relação à formulação já aprovada no Brasil  - Foto: Ascom

De acordo com o gestor,  a Sesapi está aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde, para poder iniciar o mais rápido possível a vacinação das crianças. "No momento em que recebermos este documento, vamos iniciar os trabalhos juntos aos municípios para que possamos vacinas esse público com a maior celeridade possível", destaca o gestor.

Segundo a Anvisa, a dose para as crianças entre 05 e 11 anos de idade é de 1/3 em relação à formulação já aprovada no Brasil e a formulação pediátrica também é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos e, portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída. A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose, deve manter a dose pediátrica.  Segundo a agência, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil. 

Por se tratar de um produto diferente, ainda não é possível dizer quando vai ser iniciada a vacinação dessa faixa etária, já que o Ministério da Saúde ainda não tem disponível os imunizantes liberados pela Anvisa. "Após a manifestação do Ministério da Saúde é que será possível saber o intervalo estabelecido e quando vai começar essa vacinação", explica a Coordenadora a Vacinação Covid-19, Bárbara Pinheiro. 

De acordo com a Anvisa, a imunização só poderá ser iniciada após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina. " Lembramos aos nossos municípios que só poderemos dá início a este processo após a capacitação dos profissionais que irão atuar nas salas de vacina e a chegada das vacinas para essa faixa etária", reforça a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES