Sesapi reabre leitos exclusivos para covid-19; ocupação está em 89%

Segundo o secretário, a análise dos dados de monitoramento da doença no Piauí apontam um aumento de casos no período das férias escolares.

Secretário de Saúde | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Saúde Neris Júnior anunciou nesta terça-feira (19) a reabertura de seis novos leitos de Unidade de Terapia em Intensiva (UTI) exclusivos para Covid no Hospital Natan Portela, situado em Teresina. A medida vem após uma solicitação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) e em razão da projeção de aumento de casos de Covid-19 no litoral e na região Sul do estado.

A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento Covid-19 chegou a 89% no Piauí. O relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, divulgado na segunda-feira (18), informa que 198 leitos estão ocupados no Piauí, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTI’s e 06 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI públicos estão com pacientes. Em Teresina, 100% desses leitos estão ocupados e no interior do estado a taxa de ocupação chega a 84%.  

Secretário de Saúde do Piauí, Neris Júnior  (Foto: Raissa Morais)

“Estamos fazendo análise do aumento no número de caso e aumento de internações hospitalares. No quantitativo de casos, há uma redução em Teresina, mas nós esperamos fazer o cruzamento com outras informações. Nós estamos percebendo a necessidade de leitos de UTI e já estamos adicionando mais seis leitos no hospital Natan Portela”, falou.

Segundo o secretário, a análise dos dados de monitoramento da doença no Piauí aponta um aumento de casos no período das férias escolares. Na semana passada, a Sesapi autorizou a rebertura de 42 leitos destinados para tratamento intensivo de casos de Covid. 

O último levantamento feito com dados de todo o Piauí, observa um aumento de 32,97% nos casos de Covid em todo o Piauí. O secretário Neris Júnior destacou que até esta sexta-feira, novos leitos de UTI serão reabertos nos municípios de Floriano e Parnaíba também devem abrir novos leitos UTI. 

“Vamos reativar também outros leitos fora da capital como a gente tinha antes na pandemia. De acordo com dados epidemiológicos, o estado terá um aumento no quantitativo de casos na região do litoral piauiense em razão das férias escolares e provavelmente teremos aumento de leitos nos hospitais de Floriano e Parnaíba. Pela complexidade dos leitos, vamos tentar diminuir a transferência de pacientes para que o atendimento fique mais próximo à população”, falou.

Em uma reunião realizada entre equipes do COE e da Sesapi foi apresentada a proposta de reedição Nota Técnica nº 002/2022, revisada pelos membros do COE/PI, com objetivo de fortalecer a continuidade das medidas higienicossanitárias, visando à redução dos riscos de transmissão da Covid-19 e outras síndromes respiratórias no ambiente escolar, bem como, no trajeto casa-escola-casa, para maior segurança nas aulas presenciais.

Perfil dos internados

O perfil dos pacientes internados por Covid em hospitais no Piauí é o maior exemplo da importância de completar o esquema vacinal contra o vírus, frisou o secretário Neris Júnior. Uma avaliação feita com base no Boletim Epidemiológico de Covid-19 da 27ª semana (3 a 9 de julho) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), aponta que 85% pacientes que chegaram a óbito estavam com a dose de reforço atrasada. “Além dos casos de doses atrasadas, nós também identificamos alguns casos em que pacientes sequer tomaram uma única dose da vacina”, falou.

A reunião com equipe da Sesapi e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) também estipulou ações educativas para informar a população sobre a importância da atualização da caderneta vacinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES