Sputinik: “Esperamos que Anvisa autorize essa semana”, diz W.Dias

De acordo com a decisão, o prazo começa a contar a partir do pedido formal de importação excepcional e temporária.

Sputinik | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu na quinta-feira (22) uma decisão liminar permitindo a importação e aplicação da vacina russa Sputnik pelo Estado do Piauí, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não analise os pedidos de autorização.

De acordo com a decisão, o prazo começa a contar a partir do pedido formal de importação excepcional e temporária, nos termos do artigo 16, £ 4º da Lei 14.124/21. O governador do Piauí, Wellington Dias, comemorou a decisão expedida pelo Ministro Ricardo Lewandovsky, no mesmo sentido das decisões já proferidas para os Estados do Maranhão e Ceará. 

Estudos apontaram que Sputinik tem eficácia de 97,6%  - Foto: Divulgação

“Esperamos que a Anvisa autorize ainda essa semana, em tempo para que possamos receber esse lote de vacinas previsto. O que o país mais precisa é de vacina. E a vacina Sputinik está disponível para entregas no Brasil nessa compra feita pelos estados junto com o Ministério da Saúde, inclusive no Plano Nacional de Imunização. Portanto, essa decisão assegura que não tendo essa liberação pela Anvisa, termos automaticamente a licença de importação para que tenhamos a entrega dessa vacina no Brasil”, disse. 

A decisão ressalta a responsabilidade exclusiva  do Estado em importar e distribuir o imunizante à população observando a cautela, recomendações dos fabricantes e das autoridades médicas. “Atualmente a vacina Sputinik V, vem sendo aplicada em mais de 60 países e até o momento não foram observados efeitos colaterais, tendo demonstrado segurança e eficácia”, ressaltou Wellignton Dias.

Governador Wellington Dias espera uma decisão rápida da Anvisa - Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES