Sputnik: Anvisa suspende prazos de análise de novo pedido emergencial

Conforme a agência, medida foi tomada devido à ausência de documentos. Pedido foi feito na sexta-feira (26) pelo Laboratório União Química, e Anvisa tinha 7 dias para concluir a análise.

rtu | rty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite deste sábado (27) que suspendeu os prazos de análises do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V. Conforme a agência, a medida foi tomada devido à ausência de documentos. As informações são do G1. 

O 2º pedido de uso emergencial da Sputnik foi feito na sexta-feira (26) pelo laboratório União Química. Após o registro do pedido, a agência teria até 7 dias para a conclusão da análise, caso os técnicos da organização não apresentassem nenhum questionamento em relação ao material apresentado.

Em nota, a Anvisa informou que os prazos foram suspensos porque não foram entregues "documentos considerados importantes para a análise".

Foto: Anton Vaganov/ Reuters

"Conforme previsão legal, houve a suspensão da contagem dos prazos, até que a empresa apresente as informações descritas como 'não apresentado' no painel divulgado", continuou a agência na nota. Não foram descritos quais dados deixaram de ser entregues.

Apesar da suspensão do prazo, a Anvisa informou que continua a análise das demais informações apresentadas pela União Química.

Antes do novo pedido, a agência havia informado no início desta semana que precisava ter acesso aos dados brutos dos testes da vacina, um requisito para o pedido de uso emergencial no país.

Vacinas autorizadas

Até o momento, o país tem usado apenas duas vacinas contra Covid-19, a CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, e a AstraZeneca/Oxford.

A vacina da Pfizer já obteve registro definitivo pela Anvisa e foi comprada pelo governo, mas a entrega do primeiro lote ocorrerá apenas em abril. A vacina russa Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, foi autorizada para uso emergencial pelo governo russo antes mesmo do fim dos estudos clínicos.

A vacina já foi aprovada para uso na Argentina e em outros países da América Latina. O Ministério da Saúde anunciou um acordo para comprar 10 milhões de doses desta vacina para integrar o Plano Nacional de Imunização. Além disso, governadores do Consórcio do Nordeste anunciaram a assinatura de compra de mais 37 milhões de doses da vacina russa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES