Suécia, que ignorou lockdown, agora vê Estocolmo com suas UTIs lotadas

A Suécia abandonou no mês passado sua estratégia de permitir a abertura quase plena de sua sociedade e anunciou novas medidas de controle

Coronavírus na Suécia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase um ano depois da eclosão de um surto que mudaria o destino de milhões de pessoas e colocaria governos contra a parede, um país reconhece que sua estratégia chegou a um limite. Na última quarta-feira (9) as autoridades da cidade de Estocolmo, capital da Suécia, alertaram que seus leitos de UTIs estão todos ocupados.

A declaração foi interpretada como um sinal real de que a tática usada pelo governo de não decretar um lockdown e permitir que a economia fosse mantida aberta cobra seu preço. Além de uma superlotação, o chefe do serviço de saúde local solicita que o governo nacional mande enfermeiras especializadas e outros funcionários para ajudar.

LEIA TAMBÉM:

-  Covid: Enfermeiros se demitem e Suécia pede ajuda a países vizinhos

No total, a Suécia soma 7,3 mil mortes, uma taxa muito superior aos países vizinhos que impuseram medidas de confinamento. Na Dinamarca, o país soma menos de 800 mortes, contra apenas 415 na Finlândia e 350 na Noruega.

"Precisamos de ajuda", disse Bjorn Eriksson, diretor de saúde para a região de Estocolmo. Segundo ele, 814 pessoas estão internadas neste momento na área onde ele opera, com 83 em UTIs. "Isso corresponde mais ou menos a todos os leitos de cuidados intensivos que normalmente temos", disse ele.

Além do pedido de ajuda, o governo admite que vai solicitar ao Parlamento a autorização para decretar o fechamento de lojas e academias de ginástica. Hoje, o Executivo não tem poderes para declarar um lockdown. Se entrar em vigor, a lei apenas daria ao governo tal direito a partir de março de 2021.

Outra medida em consideração é a de abandonar o caráter voluntário das restrições adotadas nas últimas semanas. Para as autoridades, a população precisa seguir as recomendações.

Diante de uma segunda onda da covid-19 ainda mais intensa que a primeira, a Suécia abandonou no mês passado sua estratégia de permitir a abertura quase plena de sua sociedade e anunciou novas medidas de controle.

O governo escandinavo foi usado de uma forma ampla por membros no Palácio do Planalto e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro como exemplo de um país que não fechou sua economia.

Mas até os suecos abandonaram sua estratégia. "A situação está piorando", disse o primeiro-ministro Stefan Lofven, no mês passado. Ao sair da primeira onda, no começo do ano, o governo chegou a dizer que uma segunda onda era "improvável".

As reuniões que estavam permitidas até 50 pessoas em março foram cortadas de forma drástica. A partir de novembro, os encontros se limitaram a oito pessoas. Durante o verão, o número autorizado chegou a 300. "Não saiam para jantar, não façam festas. Cancelem", apelou o chefe do governo.

(Por: UOL)

No total, a Suécia soma 7,3 mil mortes por covid-19



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES