Suíça é o primeiro país a autorizar uso padrão da vacina da Pfizer

Até o momento, países liberaram apenas o uso emergencial para os imunizantes contra o coronavírus

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Suíça autorizou neste sábado o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic. É a primeira vez que uma vacina contra o coronavírus é autorizada para o uso padrão, ou seja, não emergencial. 

Dois meses após receber o pedido, a Swissmedic concedeu a autorização para a vacina em uma revisão contínua dos documentos apresentados.

"Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech é segura e seus benefícios superam os riscos", disse o órgão em um comunicado.

Outros países como Reino Unido, EUA, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e Chile já autorizaram o uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em sua população. Os EUA liberaram também o uso da vacina da Moderna. O uso emergencial é mais restrito e destinado a grupos específicos da população.

— Pudemos tomar essa decisão rapidamente, garantindo que as três condições essenciais sejam respeitadas: segurança, eficácia e qualidade — disse o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.

A vacinação suíça começará dentro de alguns dias, disse o ministro da Saúde, Alain Berset, em um vídeo postado no Twitter. A prioridade de imunização será de pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.

A Swissmedic exigirá que a Pfizer continue enviando informações sobre a segurança, eficácia e qualidade de sua vacina em uma base contínua, disse

A Suíça, com 8,6 milhões de habitantes, garantiu acesso a 15,8 milhões de doses de vacinas, negociadas com três laboratórios distintos: três milhões com a Pfizer/BioNTech, 7,5 milhões com Moderna e 5,3 milhões de doses com a AstraZeneca. São necessárias duas doses por paciente para as três vacinas.

A Suíça registra mais de 4 mil novas infecções todos os dias e mais de cem mortes. No total, o país notificou 400 mil casos e 6 mil mortes desde o início da pandemia.

O governo suíço anunciou novas medidas na sexta-feira para tentar conter a pandemia da Covid-19. A partir de 22 de dezembro, restaurantes, shopping centers, centros esportivos e outros locais de entretenimento estarão fechados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES