Teresina participa de pesquisa nacional sobre a Covid-19

O estudo vai estimar quantas pessoas tiveram a Covid-19 no Brasil, para compreender a doença e seus fatores de risco

Avalie a matéria:
Teresina participa de pesquisa nacional sobre a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Teresina 3.567 pessoas de 1.049 domicílios estão fazendo parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) realizada pelo Ministério da Saúde. Em Teresina teve reunião sobre a pesquisa com técnicos do Ministério da Saúde e a participação de Fábio Gonçalves, ouvidor da FMS, Amariles Borba, Diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A pesquisa terá informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e mostrando a distribuição da Covid-19 e sua dinâmica de transmissão no Brasil. O estudo vai estimar quantas pessoas tiveram a Covid-19 no Brasil, para compreender a doença e seus fatores de risco a fim de combatê-la e preveni-la.

A pesquisa terá informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências - Foto: Ascom

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, informa que os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e da letalidade pela doença. “São informações para apoiarem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública”, diz.

O ouvidor da FMS, Fábio Gonçalves, explica que a pesquisa é realizada por mensagem de SMS/WhatsApp e as pessoas foram escolhidas de forma aleatória. “As pessoas contactadas terão os dados mantidos em sigilo e em caso de dúvidas poderão se certificar por meio da Ouvidoria Nacional do Sus pelo fone 136 que vai confirmar que o nome consta na lista das pessoas que compõem a pesquisa”, diz



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES