Teresina registra aumento de consultas gripais

Na segunda-feira (01/06), 927 pessoas procuraram uma unidade de saúde relatando problemas gripais. Em 24 horas, esse número saltou para 1.321, ocasionando um aumento de 30%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações do Painel da Covid-19, disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), houve aumento de consultas para pacientes com sintomas  gripais na capital do Piauí. Na segunda-feira (01/06), 927 pessoas procuraram uma unidade de saúde relatando problemas gripais. Em 24 horas, esse número saltou para 1.321, ocasionando um aumento de 30%.

FMS

A evolução no número de atendimentos registrados pela FMS também evidencia a ascenção de outras doenças respiratórias graves. Dados processados pelo Lacen de Teresina constam um avanço significativo da influenza A H1N1.

No período de janeiro a abril de 2019, seis pessoas foram contaminadas e não houve nenhuma morte. Já este ano, no mesmo período, foram 100 casos confirmados e 04 óbitos.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS destaca "Para continuar vivendo e aumentar a população, cada ser vivo depende de condições adequadas. Essas ocorrências de infecções respiratórias são sazonais e acontecem todo ano de acordo com as estações", explica.

Dados de influenzas processados pelo Lacen de Teresina

Total casos processados 2019 (janeiro a abril):  

Influenza B: 35

Influenza A H3N2: 29 

Óbitos 2019 (janeiro a abril)

Influenza B: 01 

Influenza A H3N2: 01

Influenza A H1N1: 00

Total casos processados em 2020 (janeiro a abril)

Influenza B: 04

Influenza A H3N2: 00

 Influenza A H1N1: 100

Óbitos 2020 (janeiro a abril)

Influenza B 00

Influenza AH3N2 00

Influenza AH1N1 04

Testes para dignosticar Covid-19

Teresina iniciou o mês de Junho batendo um recorde no número de pacientes infectados pelo novo coronavírus. No dia 1°, em 24 horas,  a capital registrou mais 128 pessoas contaminadas e cinco mortes pela infecção. A orientação é que pacientes com sintomas gripais precisam procurar uma das unidades de saúde para acompanhamento do quadro. 

Testes rápidos foram disponibilizados em 19 Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento exclusivo de pacientes com síndromes gripais. A Prefeitura Municipal de Teresina orienta que para funcionar de modo eficaz, o paciente deve observar os sintomas por oito dias e procurar uma das UBSs. Em caso de piora e febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES