Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina registra aumento de consultas gripais

Na segunda-feira (01/06), 927 pessoas procuraram uma unidade de saúde relatando problemas gripais. Em 24 horas, esse número saltou para 1.321, ocasionando um aumento de 30%.

Compartilhe

De acordo com informações do Painel da Covid-19, disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), houve aumento de consultas para pacientes com sintomas  gripais na capital do Piauí. Na segunda-feira (01/06), 927 pessoas procuraram uma unidade de saúde relatando problemas gripais. Em 24 horas, esse número saltou para 1.321, ocasionando um aumento de 30%.

FMS

A evolução no número de atendimentos registrados pela FMS também evidencia a ascenção de outras doenças respiratórias graves. Dados processados pelo Lacen de Teresina constam um avanço significativo da influenza A H1N1.

No período de janeiro a abril de 2019, seis pessoas foram contaminadas e não houve nenhuma morte. Já este ano, no mesmo período, foram 100 casos confirmados e 04 óbitos.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS destaca "Para continuar vivendo e aumentar a população, cada ser vivo depende de condições adequadas. Essas ocorrências de infecções respiratórias são sazonais e acontecem todo ano de acordo com as estações", explica.

Dados de influenzas processados pelo Lacen de Teresina


Total casos processados 2019 (janeiro a abril):  

Influenza B: 35

Influenza A H3N2: 29 

Óbitos 2019 (janeiro a abril)

Influenza B: 01 

Influenza A H3N2: 01

Influenza A H1N1: 00


Total casos processados em 2020 (janeiro a abril)

Influenza B: 04

Influenza A H3N2: 00

 Influenza A H1N1: 100

Óbitos 2020 (janeiro a abril)

Influenza B 00

Influenza AH3N2 00

Influenza AH1N1 04


Testes para dignosticar Covid-19

Teresina iniciou o mês de Junho batendo um recorde no número de pacientes infectados pelo novo coronavírus. No dia 1°, em 24 horas,  a capital registrou mais 128 pessoas contaminadas e cinco mortes pela infecção. A orientação é que pacientes com sintomas gripais precisam procurar uma das unidades de saúde para acompanhamento do quadro. 

Testes rápidos foram disponibilizados em 19 Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento exclusivo de pacientes com síndromes gripais. A Prefeitura Municipal de Teresina orienta que para funcionar de modo eficaz, o paciente deve observar os sintomas por oito dias e procurar uma das UBSs. Em caso de piora e febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar