Teresina supera a marca de 100 mil idosos vacinados contra Covid

Este número engloba o total de pessoas desta faixa etária que já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

vacinação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início da campanha, um total de 102.606 idosos – pessoas com 60 anos ou mais – já receberam a vacina contra a Covid-19 em Teresina. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela aplicação do imunizante na capital.

Este número engloba o total de pessoas desta faixa etária que já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A coordenadora da campanha de vacinação contra a covid da FMS, Emanuelle Dias, esclarece que foram recebidos do Ministério da Saúde dois tipos de imunizantes para este grupo, com prazos diferentes para a aplicação da segunda dose: um ou três meses. “Por isso, algumas faixas etárias ainda estão aguardando o prazo para recebimento da próxima dose”, explica.

A operacionalização se deu por meio de postos de drive thru espalhados por toda a cidade, além de salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para evitar aglomeração nestes locais, a FMS desenvolveu um site exclusivo para agendamento, o http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ . Além disso, montou um esquema específico para a vacinação de pessoas acamadas, que não podem se deslocar para um ponto de vacinação.

FMS já vacinou 102.606 idosos em Teresina contra a Covid-19 - Foto: Divulgação/FMS

Uma das pessoas contempladas foi Dulce Eulália Matos. A idosa de 72 anos comemorou o recebimento da segunda dose em um dos postos de drive thru instalados na capital. “Estou feliz por estar com a vacinação completa e ter a chance de viver melhor e mais perto dos meus nove netos e filhos”, diz.

Para o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, esta marca é reflexo do empenho da equipe para disponibilizar a imunização da forma mais rápida possível. “É uma satisfação enorme estarmos comemorando esta marca aqui em Teresina. É um sucesso que a gente agradece todos os servidores envolvidos, aos pacientes que compareceram aos locais de vacinação e todos sem intercorrência”, declarou o gestor.

Com a conclusão da vacinação de idosos, a FMS está abrindo a vacinação para outros grupos priorizados pelo plano do Ministério da Saúde, como pessoas com comorbidades abaixo dos 60 anos, grávidas e pessoas com deficiência. “À medida que formos recebendo novos lotes de doses, novos grupos de prioridades serão contemplados, sempre de acordo com a ordem definida pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde”, reforça Emanuelle Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES