Teresina tem queda de 47% em internação por síndrome respiratória

O dado está na análise da 17ª semana epidemiológica, no período de 25 de abril a 01 de maio, em relação à 13ª semana, de 4 a 10 de abril, considerada como o pior momento da pandemia neste ano.

ery | wery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 (COE) apontam a redução de 47% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Teresina. O dado está na análise da 17ª semana epidemiológica, no período de 25 de abril a 01 de maio, em relação à 13ª semana, de 4 a 10 de abril, considerada como o pior momento da pandemia neste ano. 

Em relação à semana anterior, a queda foi de 9% e já reflete na redução das filas por internação em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva. A queda nas atendimentos por síndromes gripais foi de 2,5% em relação à última semana e de 14% em relação ao período de 4 a 10 de abril.

Paciente em leito de UTI em hospital do Piauí 

Os dados em relação ao número de testes RT-PCR realizados caíram em 38% em relação à semana anterior e a positividades dos testes reduziu de 32% para 28%, graças à triagem realizada pelo teste rápido de antígeno em swab nasal que está sendo feita previamente pelas Unidades de Saúde.

O integrante do COE, infectologista Walfrido Salmito, explica que pela análise do COE, os dados apontam o início do declínio da segunda onda da Covid em Teresina. “A redução dos óbitos está em torno de 33% entre as duas últimas semanas e o número básico de reprodução da Covid ficou abaixo de 1 nesta 17ª semana epidemiológica”, diz. Ele informa que permanecerá o monitoramento continuo como ferramenta essencial para as tomadas de decisão em saúde pública.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, apesar dos dados, é necessário manter atenção as novas cepas, linhagens e variantes do SARS-COV-2. “Todas as pessoas devem manter as medidas para evitar o contágio, como a higiene das mãos, o distanciamento e até as que foram vacinadas com as duas doses devem seguir essas recomendações”, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES