THE: Número de grávidas com Covid-19 cresce e maternidade lota leitos

De acordo com dados Ministério da Saúde, cerca de 420 bebês menores de um ano de idade morreram em razão da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia até fevereiro de 2021.

YU | FG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina (PI), informou nesta sexta-feira (12) que 50% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados às gestantes com a Covid-19 estão ocupados. Referência no atendimento de grávidas em tratamento de alta complexidade, a maternidade é administrada pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e possui capacidade de atendimento de 10 leitos de UTI.

De acordo com o diretor geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco de Macêdo Neto, apenas um dos 20 leitos da ala clínica para tratamento da Covid-19 está desocupado. Além disso, cinco dos seis leitos da ala NeoCovid, onde a unidade recebe pacientes recém-nascidos destacados para observação e teste do coronavírus, estão ocupados.

Foto: Arquivo/ Jornal Meio Norte

 Francisco de Macêdo Neto relata que os óbitos e casos graves de Covid-19 em recém-nascidos são raros, mas expressa preocupação com a testagem e quantidade de leitos. 

"A chance do recém-nascido pegar Covid-19 é mínima, mas o que preconiza os órgãos da saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde é que a gente precisa fazer a testagem. A nossa preocupação não é menor que os dos outros hospitais do Piauí. Nossa previsão é de alta e a nossa esperança é que haja uma diminuição nos casos de covid-19 no estado", disse.

De acordo com dados Ministério da Saúde, cerca de 420 bebês menores de um ano de idade morreram em razão da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia até fevereiro de 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES